A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, anuncia para o próximo ano uma série de alterações que vão melhorar e atualizar a formação dos bailarinos que frequentam a Escola de Dança do Teatro Guaíra (EDTG). “Mudamos pensando em oferecer mais oportunidades à comunidade, em nos adequar às necessidades do mercado de trabalho dos bailarinos e, principalmente, seguindo tendências atuais e trazendo a EDTG para o mundo contemporâneo”, explicou.

A proposta é dinamizar a formação do bailarino, revitalizar o grupo artístico da Escola, ampliar a formação técnico-profissional, flexibilizar o sistema funcional da EDTG e oferecer para a comunidade maiores possibilidades de participação. Para isso, os cursos foram reformulados seguindo as indicações do Ministério da Educação.

O Curso Técnico em Dança passa a atender também alunos com conhecimento de outras danças, com pré-requisito de conhecimento básico na técnica clássica de dança. Além das atividades práticas e teóricas ligadas à criação e execução da dança, o curso oferece aulas de assistência de palco, contrarregragem, direção de espetáculo, produção, maquiagem, cenário e iluminação. A periodicidade é semestral, com duração de um ano e profissionaliza em nível médio.

Em sua nova concepção, o Curso de Formação passa a ser anual, com cinco anos de duração e um de aperfeiçoamento. Visa a formação de excelência, priorizando a qualidade técnica e artística, além de outras áreas de conhecimento que garantam um processo eficiente na preparação para atuação cênica.

CURSOS LIVRES – Divididos em infantil e juvenil, os cursos são semestrais com terminalidade. O infantil é voltado ao desenvolvimento psicomotor e criativo e atende meninos e meninas de 6 a 7 anos de idade e as noções rítmicas, corporais e artísticas são transmitidas de forma lúdica.

O curso juvenil é para meninos e meninas de 8 a 11 anos, que recebem noções dos elementos técnicos da dança e vivenciam essas técnicas, explorando o movimento e a relação com o espaço pessoal e social.

ATIVIDADES LIVRES – Serão oferecidas oficinas com duração de 20 ou 30 horas semestrais. São propostas de diferentes configurações artísticas, que podem ter enfoque prático ou teórico, de acordo com o interesse de aperfeiçoamento, conhecimento, vivências e aprofundamento.

Para o primeiro semestre de 2013, serão abertas oficinas de dança clássica e dança contemporânea em nível intermediário e adiantado; história da dança; anatomia de cinesiologia aplicada à dança; maquiagem, figurino e adereço; cenário, iluminação e sonoplastia.

COMPANHIA JOVEM TEATRO GUAÍRA – Em comemoração aos 30 anos do Projeto Pré-Profissional e 19 anos do Grupo Juvenil do Guaíra, a Escola implanta em 2013 nova proposta para esses grupos, que passam a se chamar Companhia Jovem Teatro Guaíra. É um grupo amador com o objetivo de oferecer experiência artística aos alunos da EDTG. Busca potencializar talentos jovens e divulgar arte e dança, levando cultura e lazer à sociedade. Além de atender alunos egressos e matriculados no Curso de Formação da EDTG, poderá abrir vagas para outros candidatos.

TESTES DE INGRESSO – O ingresso nos cursos da Escola é por meio de testes classificatórios e/ou seletivos. As inscrições são feitas em junho e novembro. Mais informações com a secretaria da EDTG (Rua Dario Lopes dos Santos, 1899 – Curitiba/PR. Contato: (41) 3262 4146 | escola@cctg.pr.gov.br | www.teatroguaira.pr.gov.br).