A primeira apresentação que acontece neste domingo (17), às 10h30 no Guairão, sob a regência do maestro Marcos Arakaki de Minas Gerais, é denominada América do Sul. O concerto apresenta obras de cinco compositores brasileiros e argentinos: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; Ballet Estancia, de Evaristo Ginastera; O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos; Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu; Batuque, de Oscar Lorenzo Fernandez; e Oblivion, de Astor Piazzolla.
O projeto Concerto para Crianças foi implantado pelo Teatro Guaíra em 2012 e lotou o Guairão em todas as suas sessões. Para este ano, o maestro Osvaldo Ferreira, titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, espera o mesmo efeito, e adianta que as crianças estão convidadas a virem ao concerto fantasiadas e trazendo algum instrumento.
A composição Aquarela do Brasil escrita, em 1939 pelo compositor brasileiro Ary Barroso (1903/1964), nascido em Ubá, Minas Gerais, abre o concerto no Guairão. O sucesso da música aconteceu após fazer parte da trilha sonora do filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. A obra ganhou reconhecimento nacional e internacional e se tornou a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios dos EUA.
Em seguida, apresentação do Ballet Estancia, composição de Alberto Evaristo Ginastera (1916/1983); nascido em Buenos Aires, Argentina. É considerado um dos grandes nomes da música latino-mericana. A obra traz as impressões de infância do autor: as paisagens rurais e referência aos ranchos, situados em meio ao campo, abrigo humilde onde os trabalhadores rurais descansavam e se reuniam para festejos e celebrações.
Também será lembrado um dos maiores nomes da música nacional, Heitor Villa-Lobos (1887/1959), compositor que se tornou um expoente da música brasileira. Suas composições misturam nuances de culturas regionais brasileiras com elementos das canções populares e indígenas. Dele será apresentada a peça O Trenzinho do Caipira, parte integrante da obra Bachianas Brasileiras nº 2, escrita em 1930, que se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra.
Outra importante obra que compõe o repertório, Tico-Tico no Fubá,é José Gomes de Abreu ou Zequinha de Abreu (1880/1935) como ficou conhecido o músico paulista. A famosa canção se tornou uma das mais conhecidas de todos os tempos. Em 1931 foi gravada pela Orquestra Colbaz e, no mesmo ano, por Carmen Miranda, Ademilde Fonseca, Ray Conniff, entre outros. Atingiu o ápice de sua popularidade nos anos 1940, quando foi incluída nas trilhas sonoras de cinco filmes nos EUA: Saludos Amigos, A Filha do Comandante, Escola de Sereias, Kansas City Kitty e Copacabana, em versão interpretada por Carmen Miranda. Em 2009 foi regravada por Daniela Mercury em seu décimo terceiro álbum de estúdio Canibália.
Segue com Batuque escrita em 1930 pelo compositor carioca Oscar Lorenzo Fernandez (1897/1948). Obra que pelo seu colorido, ritmos repletos de sensualidade e originalidade é considerada uma das mais envolventes e empolgantes páginas sinfônicas brasileiras. A peça é a terceira parte da suíte Reisado do Pastoreio.
Para finalizar,será apresentada a obra Oblivion, do conhecido compositor argentino Astor Piazzolla (1921/1992), um dos tangos mais famosos que integrou a trilha sonora do filme de Marco Bellochio, “Henrique IV o Rei Louco”. A composição fala da tragédia e do amor e foi gravada em várias versões.
O MAESTRO – Marcos Arakaki é regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Já atuou em outras orquestras, como a Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro, Sinfônica da Paraíba, Sinfônica Brasileira Jovem. É vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, realizado no Rio de Janeiro em 2001.Constantemente é convidado para atuar com importantes orquestras no Brasil e no exterior.
SERVIÇO: Concerto para Crianças – Orquestra Sinfônica do Paraná.
Data 17 (domingo).
Horário: 10h30.
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, S/N, Centro – Curitiba – Paraná).
Ingressos: R$ 30,00. Descontos de 50% para Cartão Teatro Guaíra.