Cinemateca de Curitiba tem programação especial em comemoração aos 50 anos da série "Shazan-Xerife & Cia"

por Redação RIC.com.br
com informações da assessoria de imprensa
Publicado em 14 out 2022, às 10h21.

A Cinemateca de Curitiba preparou uma programação especial para esta sexta-feira (14) em comemoração aos 50 anos da série de TV “Shazan-Xerife & Cia”, um clássico das teledramaturgia escrita por Walther Negrão. Na história os atores Paulo José (1937-2021) e Flávio Migliaccio (1934-2020) viviam aventuras em torno de uma pequena oficina de bicicletas. O evento é uma inciativa da editora Estrada de Papel, de Curitiba, criada em 2019.

Durante a comemoração, a Cinemateca exibe o final do último seriado, “A Bicicleta Voadora” (1973), e realiza o lançamento da edição revista e ampliada do livro “Camicleta – Manual dos Proprietários” (Curitiba: Estrada de Papel, 2022), de Saulo Adami, que conta bastidores e segredos da série de TV, além de outras duas obras de sua autoria: “Cicatrizes” e “Na Sala dos Roteiristas”, este em coautoria com Carlos Gomes.

Em “Camicleta – Manual dos Proprietários”, o escritor Saulo Adami faz a mais completa pesquisa histórica e afetiva da trajetória dos personagens da série Shazan-Xerife & Cia que viraram ícones da cultura pop brasileira.  Criados pelo dramaturgo Walther Negrão, nasceram como coadjuvantes da novela “O Primeiro Amor”, exibida pela Rede Globo em 1972, mas fizeram tanto sucesso que ganharam um spin-off, uma série só para eles: “Shazan – Xerife & Cia”. Intrépidos, sonhadores, atrapalhados e até meio malucos, os mecânicos inventores Shazan e Xerife são dois dos mais marcantes e amados personagens da história cultural brasileira.

Já o livro “Na Sala dos Roteiristas”, em sua primeira edição, aborda  o making of das séries de TV “O Vigilante Rodoviário”, “Perdidos no Espaço”, “Korg e o Mundo Misterioso” e “O Incrível Hulk; e a terceira edição do primeiro livro de Adami, “Cicatrizes”, publicado originalmente há 40 anos; ambos da Estrada de Papel. Adami, o que podemos colocar sobre o Cicatrizes?

O livro Camicleta

Em sete anos de pesquisa, Adami mergulhou nas 451 aparições de Shazan e Xerife na telinha em 226 capítulos da telenovela, 23 episódios + 199 capítulos de cinco seriados da série de TV, dois capítulos da telenovela “Era Uma Vez…” (1998) e no especial “Globo 50 Anos” (2015).

O autor conta que decidiu pesquisar e recontar a história de Shazan & Xerife, pois os inventores da Camicleta eram os “heróis simples” de sua infância.  “Eles eram brasileiros e aventureiros, bagunceiros e divertidos, criativos e de bom coração e preencheram meus dias de menino aspirante a escritor”, disse Saulo Adami. “Eu e tantas outras crianças ficamos imediatamente identificados com eles. Pareciam com a gente, eram pessoas simples, que construíam coisas e sonhavam tanto quanto todos nós juntos”.

O livro Camicleta - Manual dos Proprietários de Saulo Adami
(Foto: Divulgação)

O livro tem capa do artista gráfico britânico Pete Wallbank, prefácio de Eduardo Torelli, posfácio de Jeanine Wandratsch Adami, projeto gráfico de Rogério Marcos Lenzi e contribuições artísticas de Clovis Paulo Stocker, Gerson Luiz Teixeira e Laudo Ferreira.

Saulo Adami fez entrevistas exclusivas com pessoas que foram muito importantes para a trajetória de Shazan & Xerife como Lucia Alves, Eduardo Borsato, Reynaldo Boury, Claudio Ayres da Motta, Joaquim Trez Rios, e teve a colaboração do jornalista Marcelo Migliaccio, filho do ator Flávio Migliaccio, além de divertidas memórias de telespectadores e fãs.
Além de resgatar a memória da lendária série, o livro de Saulo Adami serve como homenagem aos atores Flávio Migliaccio e Paulo José que faleceram, respectivamente, em 2020 e 2021.

Confira a programação

  • 16h | Abertura do evento
    O escritor Saulo Adami faz breve explanação sobre a transição dos personagens Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) da telenovela “O Primeiro Amor” (1972) para a série de TV derivada “Shazan-Xerife & Cia.” (1972-1974), criações de Walther Negrão.
  • 16h15 | Exibição do último capítulo do seriado “A Bicicleta Voadora” (1973).
  • 17h05 | Bate-papo com Saulo Adami, autor do livro “Camicleta – Manual dos Proprietários” (2022) seguido de sessão de autógrafos.

Serviço:

Os 50 anos da série de TV “Shazan-Xerife & Cia”.
Data: sexta-feira, 14 de outubro 2022
Início: 16 horas
Local: Cinemateca de Curitiba – Sala Groff
Entrada franca