O Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura Curitiba, promoverá de 3 a 8 de dezembro a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, com a apresentação de 37 filmes, na Cinemateca. A abertura da mostra será na segunda-feira (3), às 19h, na Cinemateca, com a exibição dos filmes “A Fábrica”, de Aly Muritiba, e “Hoje”, de Tata Amaral.
A mostra deste ano traz como novidade o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Direitos Humanos Itinerante, que chegam para popularizar e descentralizar as exibições de filmes visando atingir uma parcela da população que historicamente não tem acesso às salas de cinema.
O evento tem por objetivo promover o debate e uma reflexão quanto à diversidade e ao respeito aos direitos humanos. A mostra de 2012 teve 255 filmes inscritos, dos quais 37 foram selecionados para serem exibidos em 27 capitais do país.
A mostra é promovida pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC,) Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.
A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1174, e tem capacidade para 104 lugares. Confira a programação completa da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, no site www.cinedireitoshumanos.org.br.