Uma programação especial na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, na última sexta-feira (14.12), marcou o encerramento das atividades do programa de incentivo à leitura Caravana da Poesia Helena Kolody, promovido pela secretaria de Estado da Educação. “A caravana atingiu diretamente 100 mil alunos da rede estadual”, disse o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.
Nos últimos seis meses, a Caravana percorreu cerca de 30 mil quilômetros com um micro-ônibus levando músicos, poetas, escritores, cineastas, atores, e contadores de histórias que deram oficinas e palestras para estudantes de escolas estaduais dos 32 Núcleos Regionais de Educação.
Em cada escola, as apresentações envolveram os alunos, que ao longo do semestre trabalharam as obras de Helena Kolody com os professores, produzindo textos, desenhos, peças teatrais e até um livro de hai kai inspirado na poetisa.
Na última apresentação, alunos dos Colégios Estaduais Astrubal Belegard, Guido Arzua, Flávio da Luz e Júlia Wanderley revezaram-se em apresentações artísticas com as atrações que foram destaque nas cidades por onde a Caravana da Poesia passou.
HELENA KOLODY – A caravana celebrou o centenário de nascimento da poetisa paranaense Helena Kolody, e passou por mais de 60 municípios com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes.
Entre as ações do projeto, foram informatizadas 732 bibliotecas da rede estadual de ensino, favorecendo a prática da leitura e garantindo a professores, estudantes e comunidade o acesso à informação de qualidade.
Também foram ofertados livros da poetisa paranaense Helena Kolody – tema do primeiro ano do programa – para alunos de todas as escolas da rede pública estadual.