Literatura, dramatização, música e oficinas diversas chegaram aos Núcleos Regionais de Educação de Laranjeiras do Sul e de Ivaiporã que receberam nesta semana a Caravana da Poesia Helena Kolody. A caravana é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação para incentivar a leitura nas escolas da rede estadual de ensino.

A equipe tem músicos, poetas, contadores de histórias, declamadores e atores que ministraram oito oficinas voltadas aos estudantes e professores. O nome do projeto é uma homenagem ao centenário de nascimento da poeta paranaense Helena Kolody, que foi tema de trabalho dos estudantes de toda a rede estadual ao longo deste ano.

Em Ivaiporã, nesta quarta-feira (21), mais de 600 alunos participaram da Caravana da Poesia apresentando trabalhos e participando das oficinas. “A caravana é um projeto muito interessante e diferente. É legal ter trabalhado em várias matérias com as obras da Helena Kolody e depois poder participar desse projeto e aprender coisas novas”, avaliou a estudante Tainá Ingrid, do 8º ano do Colégio Estadual Idália Rocha.

Na passagem da caravana pelas escolas, são feitas leituras e apresentados trabalhos dos alunos sobre a poetisa. “Esse tipo de evento é muito importante para nós. Nossos alunos tiveram uma aula de literatura que nunca vão esquecer. Esperamos que outros eventos semelhantes aconteçam, porque foi algo inovador”, disse a professora Tercília dos Santos do Colégio Estadual Idália Rocha, que aproveitou alguns poemas de Helena Kolody para aulas da disciplina de Ciências.

Na terça-feira (20), a caravana passou na regional de Laranjeiras do Sul. “Temos muitos alunos que gostam de declamar, de escrever e poder ter esse contato direto com os autores, com pessoas que amam a poesia é muito bom. Poder perceber as técnicas utilizadas nas declamações, não tem preço”, lembrou a professora Sueli Ruths Camargo, do Colégio Estadual Floriano Peixoto.

“Gostei muito do evento, aprendi bastante, e já sei até a tocar flauta. É um evento que promove a cultura e a arte em nossa região e isso é muito bom. Gostaria de participar mais vezes”, disse a aluna Leticia Moreles Pinheiro, 9º ano, do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul.

“Achei o evento muito legal, interessante, divertido. Gostaríamos que se repetisse muitas outras vezes e que em outras oportunidades mais alunos pudessem participar”, completou sua colega de turma Sandra Beatriz Scarpin Bodot.