A Biblioteca Pública do Paraná deu início à primeira etapa das obras de revitalização do prédio histórico, no centro de Curitiba. A reforma trará mais conforto, segurança e praticidade para as mais de 3 mil pessoas que frequentam, diariamente, a BPP. O projeto da nova BPP é de responsabilidade do arquiteto Manoel Coelho.
Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, lembra que esse é mais um passo para que a BPP entre em sintonia com seu tempo. “A obra é mais um importante passo no processo de modernização da BPP, com a implantação de dois novos espaços para as crianças (espaço kids) e os adultos (sala de leitura)”, diz Pereira.
De acordo com o engenheiro Paulo Guilherme Cabral, da Implanta Engenharia, contratada através de processo licitatório, quando finalizada a primeira fase, a Biblioteca será ampliada em 122 metros quadrados. “De um lado, será ampliada a área de acervo dos livros e, do outro, o espaço para o público infantojuvenil. Cada área receberá um aumento de 61 metros quadrados.”, afirma Cabral.
Para a revitalização do prédio histórico, o arquiteto Manoel Coelho consultou o autor do projeto inicial da BPP, Romeu Paulo da Costa. A fim de não interferir na fachada, a tecnologia utilizada será a Strutural Glasing, uma espécie de vidro superresistente, que dará aos espaços visibilidade externa.
Apesar de interna, esta fase da obra não impedirá o acesso ao público. Quando finalizada toda a revitalização, a BPP vai oferecer mais espaços de convivência, como um café e outras áreas de leitura.