A Biblioteca Pública do Paraná será reformada para oferecer mais conforto e serviços aos usuários. O projeto, feito pelo escritório que venceu a licitação no início do ano, foi apresentado nesta segunda-feira (19) pelo arquiteto Manoel Coelho e prevê novos móveis e fechamento das laterais do prédio, sem prejudicar a estrutura do prédio, inaugurado em 1954. A licitação para a execução da obra está prevista para o ano que vem.
Com o novo projeto, o hall térreo abrigará um café e terá espaço maior para exposições e lançamento de livros. O mobiliário das salas será trocado por peças modernas, com poltronas e pufes em todos os ambientes do prédio. A seção infantil, que passou por reformulação, também terá novos equipamentos.
“Não haverá interferência na estrutura do prédio, feito pelo engenheiro Romeu Paulo da Costa, e que é exemplo maravilhoso do modernismo. No entanto, alguns espaços bastante amplos estão subvalorizados. O projeto visa também fazer um rearranjo das salas e viabilizar acessibilidade”, disse Coelho.
O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, comentou que chegou o momento de modernizar e atualizar tecnologicamente o prédio. “Essas melhorias vão ajudar ainda mais na promoção do conhecimento”. De acordo com Viapiana, no orçamento para o próximo ano estão previstos R$ 3 milhões para o processo de reformulação da Biblioteca. O custo da obra, pelo projeto apresentado, é de R$ 7 milhões, e o restante dos recursos deve vir de verbas orçamentárias e de parcerias com a iniciativa privada.
SINTONIA – Rogério Pereira, diretor da BPP, lembrou que o projeto é mais um passo para que a Biblioteca Pública do Paraná entre em sintonia com o seu tempo. “Neste ano, fizemos a reforma das redes lógica e elétrica do prédio, que possibilitou a implementação da rede wireless. O projeto apresentado pelo arquiteto Manoel Coelho vai possibilitar que a Biblioteca seja um espaço de convivência, que dará mais conforto a todos os nossos usuários, sejam os que buscam o nosso grande acervo ou aqueles que participam de nossas atividades culturais”, afirmou Pereira.
HISTÓRIA – Inaugurado em 19 de dezembro de 1954, o atual prédio da Rua Cândido Lopes, no centro de Curitiba, foi a primeira obra a ficar pronta a tempo das comemorações do Centenário da Emancipação Política do Paraná. Em 18 de dezembro de 2003, o prédio foi tombado como patrimônio cultural.