Bandeira vermelha aumenta conta de luz no Paraná; entenda e veja valores
A justificativa da Aneel para aplicar a bandeira vermelha na conta de luz é a previsão de escassez de chuva, clima seco e temperaturas altas no país
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (30) que em setembro aplicará a bandeira vermelha patamar 2 na conta de luz. Assim, a tarifa elétrica no Paraná ficará mais cara.
A bandeira vermelha patamar 2 aumenta R$ 7,877 na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A justificativa da Aneel para aplicar a bandeira vermelha na conta de luz é a previsão de escassez de chuva, clima seco e temperaturas altas no país. Isso ocasionou o acionamento das usinas térmicas, que impactam nos custos do sistema elétrico nacional.
Leia mais:
- Primeiro dia de setembro começará com sol no Paraná; confira previsão do tempo
- Brasil enfrenta forte onda de calor; veja como afeta o Paraná
- Fim de semana terá calor, rajadas de vento e chuva com frente fria no PR
“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel na decisão.
Essa é a primeira vez em três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é utilizada pela Aneel na conta de luz. Desde abril de 2022, em apenas um mês não havia sido registrada a bandeira verde.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui