Sustentabilidade financeira em tempos de crise
Tudo pode ser afetado em tempos de infelicidade, onde passamos por momentos difíceis, sem escapatória, carregamos apenas a esperança que nos mantém firmes. É um terreno escuro de poucas expectativas e que causa extrema euforia nos empreendedores e líderes.
E qual a resposta para que uma empresa se mantenha estável e possa crescer em tempos de extremidades? Para 95% das startups, e empresas que adotaram uma cultura similar, esses momentos só são superados pela inovação que é realizada.
Mas criar algo novo, acaba sendo para muitas empresas, o pior medo a se enfrentar. Ao ouvir a palavra “novo” e “criar”, a maioria vai mentalizar invenções exuberantes que a humanidade já materializou.
Mas no universo das startups, o que é inovação de fato?
Inovar é toda atitude que traga uma ação nova, independentemente de seu tamanho, mas que gere impacto positivo, e que esteja focado em solucionar problemas e dificuldades existentes no mercado.
Ela vai acontecer quando a empresa souber encarar os erros de forma passiva, aceitando e trabalhando nele para que o melhor seja extraído. É preciso ouvir a todos dentro da corporação, provocando que diferentes pessoas possam praticar a inovação, assim ela será mais do que uma meta, vai ser a maior estratégia e proteção da empresa.
Não sendo usada apenas como uma simples ferramenta, mas também foi o principal pilar de muitas empresas que viram na pandemia suas ações caírem de produção e logo, seu capital reduzir drasticamente.
A inovação bate à porta de todos com o principal objetivo de solucionar dilemas que o mercado e cliente sentem, visando sempre suprir suas necessidades através de atitudes promovidas por grandes ideias.
A necessidade é a mãe da inovação
Platão
Valores agregados aos erros e o poder de aceitabilidade geram a inovação
Se encontra em diversas culturas diferentes modos de encarar as falhas e erros cometidos, tanto na vida pessoal, quanto em seu trabalho. Diversos países são totalmente flexíveis e aderem ao erro como uma porta para o acerto, visando sempre observar, entender e extrair dele uma nova ideia ou projeto.
Fracasso é uma possibilidade. Se as coisas não estão fracassando, você não está inovando o suficiente.
Elon Musk
Partindo dessa frase, o que você entenderá de fracassos? Em muitos casos a probabilidade de fracasso é o principal responsável por não dar vida aos projetos. Prendidos no medo de qual resultado ele vai gerar, as pessoas travam o processo de inovação que é feito por parte dessa ação arriscada.
Inovar é tirar as ideias do papel e acreditar nela, mesmo que haja retorno negativo.
A maior culpa cai sobre a cultura de nosso país, apesar de termos extrema facilidade nas áreas de criatividade, analisamos o erro como algo inadmissível, que ao existir, o fracasso será iminente. Mundo afora vemos algo totalmente contrário, onde há culturas que ao errarem, logo, buscam entender o motivo que errou e como fazer para consertá-lo.
É muito mais do que errar por capricho ou por desleixo, a intenção é encontrar soluções com base em todas as ideias que são exercidas, sem mensurar as positividades e negatividades, possuindo apenas o maior e único intuito de inovar.
Não sendo só por modismo, ou porque o futuro será totalmente inovador também. A inovação deve surgir em forma de entender o cliente, ouvi-lo e trazê-lo para dentro da empresa. Fazendo amplas conexões que auxiliam o desenvolvimento interno e externo dos trabalhadores, da corporação e principalmente da liderança.
Encontrando a criatividade e inovação
Ambas diferentes, mas que se completam. A criatividade é a ideia que atende a uma necessidade do consumidor, e a inovação é o processo de transformar essa ideia em realidade.
- Criatividade
Ela é mensurada por ver sempre o lado positivo do problema como uma oportunidade de criar alternativas de solução para situações das mais variadas formas. O dicionário define criatividade como: capacidade criadora, engenho e inventividade.
- Inovar
O termo é aplicado ao criar alternativas para solucionar situações diversas e estas são aceitas pela sociedade. Se define inovação todo ato que gere uma melhoria social e que seja uma prática explorar novas ideias solucionáveis. No dicionário inovar é: tornar novo, renovar e restaurar.
De fato, nem todo mundo é criativo ou tem facilidade nesse quesito, mas para que a inovação seja feita, o mínimo da criatividade precisa existir. Possibilitando que a melhor solução seja encontrada unindo as duas maiores armas que uma empresa pode ter.
Desperte atitudes criativas e coloque em atividade todo projeto que despeje em todos da empresa a inovação, estimulando e abrindo os caminhos para novas ideias.
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.