Soluções inovadoras transformam as rotinas dos profissionais da área de direito

Publicado em 17 nov 2021, às 16h29.

A inovação também provoca mudanças constantes nas rotinas de trabalho na área jurídica. Prova disso, por exemplo, são as lawtechs (também conhecidas como legaltechs). Essas empresas tornaram-se referência na criação de softwares para gestão e jurimetria, além de possibilitarem soluções voltadas à extração e análise de dados públicos.

Fora isso, a inovação trouxe desafios aos profissionais do Direito. O advogado criminalista Luis Roberto de Oliveira Zagonel, que também atua como professor universitário, lembra que a pandemia trouxe novidades que devem permanecer mesmo com o retorno à dita normalidade.

“Ainda assim, no caso do Direito, toda inovação e mudanças devem vir sempre de forma muito cautelosa”, pondera.

Entre os aspectos positivos da inovação na área jurídica, que vieram ao longo dos anos, Zagonel destaca ferramentas, como o Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná (Projudi), que trouxe ganhos ao dia a dia dos profissionais.

“Facilitou muito a vida dos advogados e equipes, que podem aproveitar melhor o tempo no escritório para outras atividades e demandas”, comenta.

O profissional também destaca as audiências on-line, no Juízo de 1º Grau, e as sustentações orais perante os Tribunais que Justiça, que tornaram-se comuns no meio jurídico, e fala como isso impactou positivamente na rotina de profissionais.

“A inovação facilitou, entre outras questões, o aumento do número de sustentações orais em processos de segundo grau. Um advogado do interior, por exemplo, não precisa mais vir a Curitiba para isso e nem se obriga a ter que contratar um profissional para essa atividade na capital”, completa. 

As vantagens da inovação na área jurídica

* Garante a diminuição de tarefas repetitivas, afinal, a automatização de inúmeras atividades permite uma maior atenção ao planejamento estratégico, pesquisa, atualização e outras prioridades fundamentais.

* A padronização é outro ganho e impacta diretamente na qualidade do fluxo de trabalho e na sintonia entre os profissionais. Em outras palavras, assegura uma maior eficiência às atividades.

* A inovação na área jurídica também garante mais agilidade e controle. Dessa forma, os trabalhos tornam-se mais eficientes e assertivos.