Quando o sonho e a diversão se tornam um grande negócio

por Kauana
Publicado em 22 jul 2019, às 00h00.

Eventos geralmente envolvem pessoas, música e um ambiente com muita infraestrutura, mas também precisa de muita organização e disciplina para que a tudo saia como planejado e com segurança. Descubra com o grande produtor Jejê como o empreendedorismo tornou o seu sonho e a diversão em um grande negócio.

Carlos “Jejê” Civitate Junior é um produtor de eventos a mais de 20 anos no mercado. Hoje é considerado um dos produtores mais renomados do país, é sócio e dirige cinco empresas: Alô Ingressos (especializada na venda online de entradas para eventos), Club Vibe (um dos mais tradicionais da região e eleito pela Veja Curitiba como o melhor lugar para se dançar na cidade), Warung Beach Club (premiado como um dos melhores do mundo), T2 Eventos (produtora) e do Bar +55 em Curitiba.

Mas todo o seu sucesso não veio de graça. Jejê começou a sua carreira na balada e teve muita ralação e muito aprendizado para conquistar o seu lugar. “As pessoas acham que a minha vida é só festa, mas ninguém vê todo o trabalho que tem por trás da realização de um evento”. E Jejê conhece este trabalho muito bem, que seu nome é reconhecido internacionalmente. Realiza festivais de grande porte como XXXPerience, Tribe, Union, Kaballa e Tribaltech. Traz no currículo ainda shows de artistas como The Prodigy e Circo Imperial da China.

Para produzir um grande evento de sucesso, é preciso muito de empreendedorismo. A primeira dica de Jejê é enxergar o evento como uma empresa, e ele faz isto muito bem. Para Jejê “é preciso você entender muito bem o segmento em que você quer atuar, e conhecer e sentir o que o público quer”. Ele cria esta conexão com o público, é como se estivesse descobrindo a sua proposta de valor e buscando uma solução para a dor do cliente.

E é neste processo de busca para uma solução que o lado empreendedor de Jejê fala alto, e onde a ralação começa.  Logo após definida a sua proposta de valor, começa a fase do planejamento do negócio. Cada evento é um planejamento diferente, desde a previsão de quanto público o evento vai atender até quais serão todos os recursos necessários para a realização deste evento e, principalmente, a viabilidade econômica de execução do projeto. Jejê ainda deixa outra dica importante: “tem que estudar a logística do evento, e isto vai depender de cada local, cada cidade.”

Os grandes eventos que promove chegam a mobilizar equipes com mais de 1000 pessoas trabalhando no dia, e Jejê conta que como é muita gente é preciso trabalhar muito bem com a gestão, tanto de uma estratégia muito bem definida de capacitação das equipes de trabalho e quanto na coordenação das tarefas, para que no dia cada pessoa saiba exatamente o que fazer em cada situação.

Estes grandes eventos também acabam interferindo no cotidiano da vida local. É muita gente no dia do evento, muito veículo, barulho. Para coordenar tudo isto Jejê precisa também de um relacionamento com as esferas do poder público, pois será necessário garantir que todas as normas de segurança e que as normas municipais e estaduais para a realização de eventos com grandes públicos sejam atendidas, causando menor impacto no cotidiano local.

E o lado empreendedor não para por aí. Com eventos acontecendo em diversas regiões do país, Jejê ainda precisa coordenar a gestão de várias equipes e empresas parceiras que auxiliam na infraestrutura e logística do evento. Estando em tantos lugares diferentes, não tem como centralizar toda a estrutura física necessária, e para realizar os seus grandes eventos é preciso ter parceiros locais ou regionais que possam disponibilizar seus serviços de infraestrutura para esta finalidade. “Não dá para fazer tudo sozinho, tem que colocar outras pessoas sonhando com você.”

Realizar um evento exige muito mais do que sonho e aventura, é preciso empreender um negócio que vai mobilizar a vida de milhares de pessoas. Mas Jejê deixa a dica: “se você tem um sonho, é só correr atrás dele com muita vontade, que as coisas vão se realizando.”

Faça a festa acontecer, fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.