O que seu produto muda na vida do seu cliente?
Hoje quero te fazer uma pergunta bem simples:
Se eu comprar o teu produto hoje, o que que isso muda na sua vida? Você tem essa resposta na ponta da língua? Eu estou falando muito mais do que o aspecto físico do produto ou do detalhamento do que é seu serviço. Estou falando do problema que o seu produto ou serviço resolvem para o seu consumidor, da sensação ou do sentimento que ele desperta nas pessoas que o utilizam.
E você tem que ter ciência disso porque este é o primeiro passo para você poder se comunicar melhor e vender melhor o seu produto ou seu serviço.
Eu gosto muito de trocar ideias com empreendedores a respeito das coisas que eu posto aqui, com profissionais liberais. E um dia desses eu estava falando com a Rô, que trabalha como manicure, sobre a importância de sabermos sobre os aspectos intangíveis dos nossos serviços, sobre o que eles, de fato, proporcionam na vida do cliente. E a este respeito ela fez uma colocação simples e importante. Ela disse: “Quando eu faço uma mão de uma cliente e ela não fica feliz, percebo que aquilo acaba com meu dia, porque eu não faço este trabalho apenas pelo dinheiro e não adianta fazer bem feito se percebo que a cliente não se sente bem ao final da entrega”.
E ela está certíssima, porque sabe que o que ela vende não é só o serviço de manicure: o que ela vende é o bem-estar que a pessoa sente quando está com uma mão bem-feita, por exemplo. Então, quando ela percebe que aquilo não aconteceu, ela entende que o produto ou serviço dela não foi entregue. Portanto, perceba como ela tem ciência do que ela oferece e, quando a gente tem ciência disso é muito mais fácil de a gente abordar o cliente e muito mais fácil de fazer uma comunicação bem-feita e adequada, porque se sabe exatamente qual o apelo a utilizar para promover o produto ou serviço.
O apelo de venda deve ir muito além dos dados técnicos do produto ou serviço, muito além de qualquer tipo de detalhamento.
E esta é uma questão simples, mas que eu acredito que vale muito a pena você parar, pensar, e, até mesmo colocar um cartaz para nunca mais esquecer e utilizar sempre na abordagem com seu cliente.