Afinal, o que é o tal do Branding? E por que é importante você saber disso?

Publicado em 27 jan 2020, às 00h00. Atualizado em: 9 jun 2020 às 16h44.

De tempos em tempos, alguns termos surgem no vocabulário técnico do marketing e passam a ser utilizados de forma frequente e corriqueira: em algumas situações por pessoas que sabem verdadeiramente o significado do termo e o utilizam de forma correta; e em outros casos, por pessoas que o utilizam de forma equivocada, sem saber direito sobre o que estão falando, apenas para não parecerem que estão “por fora”. Mas afinal o que é branding?

Foi o que aconteceu com o “branding”

E, embora o termo tenha passado a ser usado há alguns anos, vejo que, ainda hoje, muitos profissionais ou interessados em marketing, empreendedorismo e negócios, tem dúvidas em relação ao que de fato significa.

Para tentar clarear um pouco esta questão, vamos analisar inicialmente o significado literal da palavra:

BRANDING é a junção de “BRAND”, que significa MARCA, em inglês, com o “ING”, o gerúndio, que dá o tempo de movimento na língua inglesa. Portanto, ao pé da letra podemos dizer que a tradução de BRANDING seria algo como “MARQUEANDO”, ou “FAZENDO SUA MARCA”. E é isto mesmo que significa: Branding é o processo contínuo de construção de uma MARCA.

E não estou me referindo à LOGOMARCA, ou ao símbolo gráfico

A MARCA a que me refiro aqui é a imagem que as pessoas tem de uma empresa ou produto, o POSICIONAMENTO que este produto tem na mente e no coração das pessoas. É como as pessoas percebem o produto, que tipo de sensação ele traz e como as pessoas se lembram dele, principalmente quando não estão interagindo com a marca.

E quando falamos do BRANDING, deste processo contínuo de construção do posicionamento da marca, é importante citarmos dois fatores que são primordiais:

  • Sua marca precisa ter PERSONALIDADE: Para que você possa construir uma marca, o primeiro passo é definir como quer que ela seja percebida. Tenha muito claro que tipo de dor do consumidor seu produto resolve, que tipo de sensações sua marca desperta, que tipo de valores ela propaga e, se ela fosse uma pessoa, como ela seria.
  • Sua marca precisa ter COERÊNCIA: uma vez bem definida a personalidade da sua marca, seja COERENTE com este posicionamento em todas as oportunidades de interação e canais de contato com o seu público.

Para exemplificar melhor, costumo fazer uma alusão à personalidade de uma pessoa:

Suponha que você conheça alguém que, a cada vez que lhe encontra, se apresenta de uma forma: às vezes chega vestido de roqueiro, outras vezes de cowboy, em outra ocasião chega vestido de surfista e dizendo que preza pela saúde, em outros casos chega fumando e comendo alimentos pouco saudáveis, em algumas situações se mostra paciente e calmo e no dia seguinte chega explodindo de raiva, xingando todo mundo etc.

Fica evidente que esta pessoa não tem uma personalidade definida, o que faz com que você nunca saiba exatamente o que esperar dela e em quais situações poderá contar com ela, pois lhe falta COERÊNCIA.

Além disso, dificilmente você confiará ou terá segurança em investir seu tempo ou dinheiro para que esta pessoa lhe resolva algum problema, pois você não saberá exatamente como ela irá reagir em diferentes situações. Ou seja, a INCOERÊNCIA no comportamento desta pessoa possivelmente lhe impedirá de ter com ela uma proximidade maior.

Com uma marca ocorre a mesma coisa: é imprescindível que você defina muito bem qual será a sua personalidade e qual posicionamento deseja que ela tenha, e depois trabalhe duro para que ela seja coerente em todos os momentos.

Algumas pessoas podem pensar que todo este trabalho dificulta o ofício do marketing, mas é exatamente o contrário

Uma vez que você define o posicionamento desejado para sua marca, ficará muito mais fácil escolher quais tipos de evento irá patrocinar, que tipo de conteúdo suas redes sociais deverão apresentar, que tipo de programa ou projeto fará junto à comunidade ou colaboradores, que linha ou argumento sua comunicação apresentará, pois o POSICIONAMENTO lhe servirá como um guia, e para ser COERENTE basta segui-lo.

Este é um assunto que merece muito mais tempo de leitura e dedicação e o apresentei aqui de forma extremamente simplista. Mas entendo que explicar algo corretamente, mesmo que de forma simplificada, é muito melhor do que discorrer muito sobre um tema de forma equivocada.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o branding, faça uma análise na marca de sua empresa e até mesmo na sua marca pessoal: você sabe, de forma clara, qual é o POSICIONAMENTO que deseja que sua marca tenha na mente das pessoas? E está sendo COERENTE com este posicionamento o tempo todo?

Se respondeu NÃO a uma destas duas perguntas, precisa se dedicar mais ao BRANDING da sua empresa – agora você já sabe o que é e como fazer 😉