No urbanismo curitibano, a inovação anda a todo vapor

por Kauana
Publicado em 19 abr 2021, às 17h16. Atualizado em: 15 jun 2021 às 10h03.

Viajar de um lado da cidade para outro em pouco tempo, fazendo conexões rápidas e com pouco custo. Por mais que muitos não aprovem a tarifa que varia de 4,50 a até 5,50 dependendo da região, ainda é umas das mais baixas entre as capitais. O valor da tarifa pode ser alto, mas nossa malha faz jus à inovação, fato que não se vê em outras cidades ou até capitais brasileiras. 

Ao visar melhorias no transporte público de sua cidade, Curitiba começou a criar grandes inovações no setor a partir dos anos 70. Criou o primeiro corredor exclusivo para circulação de ônibus que faz a conexão entre a região norte e sul. Atualmente a cidade comporta cerca de 212 linhas e mais de 750 ônibus, que alimentam todos os bairros e conectam os lugares mais remotos.

Diferente de São Paulo com seu metrô, a capital paranaense até chegou a planejar a adoção desse meio. Mas a viabilidade das canaletas, estações de tubos, ônibus expressos como: ligeirinho, ligeirão e os alimentadores biarticulados, foram soluções mais econômicas e viáveis em relação aos metrôs, uma solução barata e precisa. 

A verdade é que, usamos de exemplo transportes coletivos que são referências mundo afora e, logo, acabamos sendo a real referência em urbanismo para o resto do país e outras grandes cidades do mundo.

As inovações trazem benefícios não apenas para o transporte

Nossa capital é estimulada a todo instante pela inovação, impulsionada e praticada diariamente por seus moradores e governantes. A prefeitura apontou novos projetos para os meios de transporte público, gerando melhorias nos veículos, nas linhas e em todo coletivo de forma geral.

Entre as inovações planejadas pelo atual governo municipal está a criação de uma nova rota de linha para o Inter 2, a bilhetagem eletrônica e reformas nos terminais de maneira gradual. Além da redução de tarifas em horários que não apresentam grande fluxo.

Nosso modelo de transporte que foi inspirado passou a ser inspiração para mais de 80 países que se espelham em sua forma. Prática, veloz e eficaz que conecta a cidade de ponta a ponta em minutos. 

Todo esse ecossistema de urbanização gera aos seus moradores conforto e flexibilidade, diminui o trânsito e a poluição. Uma vez que, para alguns lugares é muito mais prático pegar um ônibus que oferece as melhores rotas, do que enfrentar o trânsito e o alto preço do combustível.

País desenvolvido não é onde o pobre tem carro, é onde o rico utiliza o transporte público.

Para quem trabalha a mais de 20 ou 30 km de seu trabalho, qual é a melhor opção? Carro ou ônibus? Claro que varia muito! Vai depender de alguns fatores que colocados na ponta do lápis o resultado apontará a melhor escolha. Com a gasolina a mais de 5 reais, independente de quanto consome o veículo, certamente, utilizar o transporte público economizará um grande gasto de locomoção no final do mês.

O privilégio é nosso, e do país, que comporta em seu território pessoas que desejam a inovação e encontram nela a maior fuga para a desigualdade social e econômica. A compilação de projetos e ações com as pessoas certas resulta nesse grande ecossistema sustentável e engrandecedor.

Coloque a inovação como primeiro ponto de partida 

Às vezes ela é assustadora, incomum e não definida, a inovação não está no hábito de todos, e a maioria mal sabe classificá-la corretamente. Ela é incompreendida e muito menos exercida em sua melhor solidez em muitas empresas. Geralmente, só é procurada em último caso, para tapar buraco.

Esta realidade não é vista nas atuais startups, que extraem tudo o que podem da inovação e a colocam como um pilar diante dos projetos e planos do negócio. Assim, conseguem aplicar as atividades inovadoras do ecossistema em sua melhor performance. 

Não se limitando a uma prática real apenas nas startups, a inovação deve acontecer em todos os campos de uma sociedade que deseja e anseia por melhorias. Inovando encontramos soluções para as dores do nosso dia a dia, desempenhamos melhor nossas funções de vida e trabalho, e projetamos um futuro melhor. 

O ato de inovar deve vir acoplado a uma série de ações habituais e contínuas, trazendo progresso pessoal e interpessoal, sem opor classe social ou econômica. A inovação é a principal arma do trabalho do futuro. 

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.