MUNDO 6.0: Livro traz cases de empreendedorismo e inovação para inspirar no “Novo Normal”

Publicado em 7 dez 2020, às 11h08. Atualizado às 11h24.

Em meio a uma transformação gigantesca na sociedade por conta da pandemia, jornalista e consultor mostra em livro histórias de pequenos e grandes empresários que tiveram que se reinventar para se manter e até crescer no mercado. 

  • O que você fez no período da pandemia? 
  • Que tal escrever um livro em 100 dias?

“Quando eu ouvi o soar do alarme das primeiras informações, não tive dúvidas sobre a gravidade do momento. Me deu medo também e, para combatê-lo, criei algumas metas. Uma delas foi a do livro, que estava engavetado e sendo postergado”. Essa é a resposta do professor e jornalista José Nascimento, que está lançando “MUNDO 6.0 – é pra lá que eu vou – Anotações, Crônicas e Reflexões em Tempos de Pandemia e Novo Normal”

Segundo ele, momentos como esse, de crise, podem ser também janelas de oportunidades. “Alguns conseguem enxergar isso, outros travam e só reclamam. Pior os que são atropelados”, comenta, levando a reflexão não apenas para o cenário pessoal, mas para o empresarial, do empreendedorismo, liderança e inovação, que são temas do trabalho. 

Nascimento conta que muitos perguntam sobre o tal Mundo 6.0, visto que hoje falamos do 4.0, no Marketing e na Indústria. Trata-se de uma provocação e mistério a serem desvendados pelos leitores do livro, que aborda das mudanças atuais (atropeladas pela pandemia do Novo Coronavirus) e, ainda, transformação digital e modelos de gestão. 

“Não é um livro teórico. Procurei retratar tudo de uma forma muito prática. Eu sonho que as pessoas (colaboradores, gestores ou empreendedores) durante a leitura, tenham ‘insights’ e levem propostas para suas empresas. Penso que temos que manter os negócios rodando da melhor forma possível neste novo normal, mas se empenhar em criar novas oportunidades, produtos, serviços e até desenhar a empresa do futuro”, explica Nascimento. Frente a tantas e tamanhas mudanças no mundo empresarial “vamos ver a diferença entre os que falam e fazem, entre os que ousam e inovam, daqueles que são só discurso”. 

A decisão de tirar o projeto do livro da gaveta e colocar no papel (e digital), diz Nascimento, aconteceu muito rapidamente, assim como tudo nestes novos tempos. “Agilidade é a palavra para quem não quer ser atropelado pelas transformações”, afirma, informando que o livro fica pronto ainda este ano de 2020.

MUNDO-6.0

Cases inspiradores

O livro, inspirado no projeto TOP DE GESTÃO (ação cidadã, voluntária e colaborativa do autor nas redes sociais) é bem focado nas lições do empreendedorismo. “Falo do Alex, da Niceia, da Dani e do Vanderlei. Quem são eles? São pequenos empreendedores, que lutam para sobreviver em meio a pandemia. Na quarentena eles ‘pivotaram’. Mas falo também do Elon Musk e Dona Luiza Helena, que estão inspirando muita gente”, explica Nascimento, reforçando o conceito e necessidade de reinvenção. 

“O Mundo 6.0 nasceu a partir dos meus estudos para as aulas, lives e palestras, somados com o conteúdo do TOP DE GESTÃO. Lá converso com o pasteleiro da feira, mas também com grandes empreendedores. De cada um temos lições importantes”, destaca Nascimento. 

MUNDO-6.0

O livro também é uma experiência de transformação digital, pois as páginas estão recheadas de QR CODES para vídeos e até podcast. Sem falar que o leitor é provocado, a cada capítulo, a registrar sua jornada nas redes sociais. “Mas não é só postar. No papel voltamos no tempo, com espaços para anotações, ao melhor estilo da velha apostila. Queremos proporcionar uma leitura leve e agradável”, desafia o autor.

Entre os cases contados em Mundo 6.0 – é pra lá que eu vou, estão o Ebanx, GTI Digital, Bcredi, Condor Connect e James, inclusive com depoimentos em texto e vídeos dos fundadores e executivos. “Além deles, trazemos outras histórias regionais, citações, atualidades e dois capítulos especiais, com artigos de grandes parceiros, que vivem, refletem e estudam os movimentos do mercado”, completa José Nascimento, que nos últimos 25 anos atuou como executivo de empresas nas áreas de Conteúdo, Jornalismo, Comunicação Digital, Recursos Humanos e Marketing. Entre as empresas, afiliadas da Globo e Record, além de concessionária de rodovias, empresas de saúde e educação, onde é professor de pós-graduação há mais de 10 anos. 

“Eu considero o processo de leitura uma jornada não só de informação, mas de transformação, onde o protagonista é que tem um livro em mãos”, finaliza Nascimento.