“Minha empresa não cresce por falta de gestão”. E o que é gestão?
Já ouviu a reclamação de que uma ou outra empresa não cresce, não deslancha por falta de gestão? Ou algum empresário que diz que poderia ter mais sucesso, mas que falta algo em sua gestão? No meu dia a dia como consultor de empresas e também como empresário ouvi muitas destas reclamações. Muitas vezes, é possível que a falta de sucesso de algum empreendimento seja mesmo a falta de gestão, mas o que é gestão?
Antes de tudo, entenda que gestão significa o ato ou efeito de gerir ou administrar algo dentro de um contexto. Contexto, no nosso caso, o mundo dos negócios, nada mais é do que colocar todos os envolvidos sob os trilhos do objetivo empresarial comum.
Explico melhor: imagine que você convida alguém para uma viagem. Ao fazer o convite você não diz a pessoa para onde vão, como vão e nem o que vão fazer ao chegar lá, foi apenas um “vamos viajar?” e nada mais. Evidentemente, ninguém aceitaria esse tipo de convite. Nos dias atuais, especialmente, as pessoas não seguem ninguém cegamente, em nenhum âmbito da vida, e nunca fazem algo que não faz sentido para elas só porque alguém mandou. É preciso propor o que fazer, como e onde fazer para convencer quem está do outro lado.
Talvez seja esse um dos grandes problemas das empresas, independentemente de seu ramo ou tamanho: a pouca organização da “viagem”. O que eu quero dizer? Falta fazer gestão! Portanto, para mim, gestão é dizer o que fazer, aonde fazer e como fazer, ou seja, é preciso esclarecer as estratégias externas e internas que foram minuciosamente testadas e comprovadas, a clareza de visão de futuro e em relação aos papéis que se espera que cada membro da equipe desempenhe. Esse é o segredo da facilidade de gerir minhas empresas, é o meu método.
O que fazer
Quando digo que gestão é esclarecer o que se vai fazer, me refiro à missão empresarial; determinar o foco principal do negócio, ou seja, o que será produzido ou vendido ou ainda o serviço a ser oferecido. É o seu core business.
Aonde vai
Dizer onde vai fazer é o plano de atuação, ou expansão, da sua empresa. Hoje, pode ser que sua empresa esteja atuando apenas no seu bairro, na sua cidade, no seu estado ou já alcance visibilidade internacional, de qualquer modo, sempre há caminhos para ampliar os seus horizontes com o uso do método de gerar facilidades.
Como fazer
O terceiro pilar para a gestão de uma empresa é a visão empresarial. Ela unifica todas as estratégias de atuação. Costumo dizer que é onde não se pode fazer muitas previsões, pois as ações de um gestor poderão mudar de forma constante e rápida, se assim se fizer necessário. Ou seja, é a prova de fogo em relação a tudo que foi colocado no planejamento.
Esses três pilares precisam estar na mente dos gestores e também dos colaboradores a fim de facilitar o trabalho e garantir a sinergia para a melhor entrega de resultados. Pois, uma vez que você não sabe o que faz ou não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Na mente de um gestor de sucesso, de um gestor genial, qualquer lugar não pode servir.
Quero demonstrar com isso a importância de se ver a gestão na sua magnitude para que a execução dos planos obtenha o máximo de excelência. Para isso, o empresário deve se preocupar com as gestões particulares, mas intrínseca do negócio, como a gestão de processos, qualidade, ambiente, controle, igualdade e responsabilidade. É por essa visão 360º que as empresas em crescimento constante e capazes de gerar resultados exponenciais se diferenciam.
Cada um desse tipo de gestão é tema para um artigo. Encontro vocês nos próximos!