Mentoria para os novos empreendedores

por Kauana
Publicado em 3 jun 2019, às 00h00.

Ser empreendedor é, por definição, uma jornada ao desconhecido. Todos os dias lançará algo novo para você um novo desafio, um novo problema, uma nova solução possível. Essa incerteza é, em parte, porque ser um empreendedor é tão empolgante que você nunca sabe de qual direção o próximo desafio virá. No entanto, enquanto um desafio pode ser novo para você, um empresário experiente provavelmente terá encontrado algo semelhante no passado. É por isso que um dos conselhos mais importantes que tenho para os empresários é o seguinte: consiga um mentor. Os benefícios de ter um mentor são muitas vezes subestimados. Qualquer empreendedor que diga que ter um mentor não é útil simplesmente nunca encontrou o mentor certo. O mentor certo terá um impacto extremamente positivo tanto na vida privada de um empreendedor quanto no desempenho do negócio.

Em primeiro lugar, um mentor deve ser alguém em quem você confia. Alguém a quem você se sente confortável admitindo quando algo não está indo bem de acordo com o planejado. É isso o que o Projeto Jovem Empresário tem realizado na cidade de Curitiba/PR, reunindo empresários de sucesso da cidade com jovens empreendedores, a fim de possibilitar o fomento de novos negócios, bem como trazendo resultados financeiros para a economia da cidade, pois com a criação de novos negócios por parte desses novos empreendedores a economia será aquecida com a geração de empregos, oferta de produtos e serviços que irão fazer a diferença para as pessoas.

Um dos principais benefícios de ter um mentor é poder dizer: ‘Eu tenho esse problema e estou lutando para lidar com isso. Você já encontrou algo parecido antes? Um empreendedor experiente será um ótimo guia nessas situações, pois provavelmente terá encontrado algo semelhante, e se a sua ideia de negócios for do mesmo segmento da empresa de seu negócio com certeza ele terá passado por todos os problemas que você está passando e em muitos casos até por situações piores. Não só será gratificante para o seu mentor passar sua experiência, mas também será inestimável para você como um empreendedor menos experiente.

A capacidade de “ser seu próprio patrão” é frequentemente citada como um dos aspectos mais atraentes do empreendedorismo, mas também pode gerar problemas para os novatos no ramo. Para quem você liga quando fica preso? Como você lida com áreas de negócios nas quais não tem experiência? Nesses casos, um mentor pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio iniciante em uma era onde a gratificação instantânea é esperada, os benefícios de um mentor podem, infelizmente, ser perdidos em muitos jovens empreendedores.

Nos acostumamos a procurar nossos dispositivos e a inserir algumas palavras no Google, esperando que a resposta se materialize diante de nossos olhos. No entanto, não há substituto para a experiência prática que um mentor pode oferecer. Afinal, eles costumam ver tudo isso durante suas carreiras de negócios principalmente no início quando ninguém acredita em você, e eles podem fornecer uma caixa de ressonância inestimável para aqueles que mergulham de corpo e alma em águas empreendedoras. Claro, há um elemento de orgulho engolindo em admitir que você precisa de ajuda, mas Mark Zuckerberg, Steve Jobs e Richard Branson atribuem seu sucesso ao papel que os mentores desempenharam em seu desenvolvimento.

Dentro do Projeto Jovem Empresário os mentores trabalham de forma voluntária, com apenas uma única importância. O desenvolvimento do seu negócio, tirando ele do papel até que se torne realidade. Com a rede de contatos que eles possuem, fica mais fácil para que realize a validação do seu negócio, pois o tempo é o nosso ativo mais importante. Em uma cidade como Curitiba, tempo é fundamental afinal outras empresas podem estar desenvolvendo as mesmas soluções que você, mas o diferencial é que poderá desenvolver o seu negocio de forma mais estruturada, rápida, e confiável contado com a expertise de quem tem experiência sólida no mercado, que estará de fato preocupado com o andamento do seu negócio.

Durante os dois anos de existência do programa de mentoria, muitas empresas saíram do papel e se tornaram empresas estruturadas na cidade, garantindo assim uma movimentação na economia da cidade, e muitas outras empresas que já estavam em funcionamento, puderam se reestruturar, seja no plano de negócios, planejamento estratégico, formas de crescimento, corrigir o que estavam fazendo de errado, alavancando assim o seu crescimento na cidade e até mesmo fora dela.

Um mentor não é para ser visto como o psicólogo da sua empresa, mas como amigo dela, afinal se você tem um problema comercial simples, a resposta está a apenas alguns cliques de distância. Mas e se o problema for um pouco mais complexo? Um mentor pode aplicar sua experiência no mundo real para fornecer respostas que não podem ser encontradas em um livro de texto ou on-line por meio de um mecanismo de pesquisa. Como qualquer pessoa que tenha passado mais de cinco minutos navegando em um resultado de pesquisa também lhe dirá, informações descontroladamente inconsistentes costumam ser a norma. Ter um mentor confiável e experiente garante que você sempre tenha um recurso confiável para recorrer.

Não apenas um mentor traz anos de conhecimento, eles geralmente possuem grandes contatos comerciais nos quais você pode se apoiar garantindo com que a sua ideia possa ser validada o mais

rápido possível, afinal, tempo é o bem mais precioso que possuímos, e esse networking que os mentores são muito úteis para o desenvolvimento da empresa, pois se um jovem empreendedor, colocar seu pé na porta com altos executivos ou funcionários do governo pode ser difícil e em muitos casos até impossível eles ouvirem o que você tem a falar. A capacidade de um mentor de abrir essas portas para você e para o seu negócio é tão importante quanto o negócio deles.

Costuma-se dizer que a vida de um empreendedor é um esforço solitário. Enfrentar as consequências de seus revezes de negócios pode ser uma carga pesada para suportar se você tentar fazê-lo sozinho. Um mentor ajudará você a manter seu queixo em tempos difíceis, falando sobre os contratempos que enfrentaram e sobre como superaram seus próprios obstáculos. Eles também podem orientá-lo através de suas difíceis correções de maneiras mais tangíveis com conselhos de negócios.

Ter um bom mentor pode facilmente ser a diferença entre fracasso e sucesso, entre cometer muitos erros e ser capaz de lidar com isso. Eu recomendo fortemente que você fique de olho em um ótimo mentor. O triste é que é difícil encontrar um grande mentor, mas se você não tentar, nunca conseguirá. O Projeto Jovem Empresário oferece acesso aos melhores mentores, com um único propósito: O desenvolvimento do seu negócio!