Marketing e inovação durante e pós pandemia
A pandemia nos mostrou o quanto temos que estar, ou ao menos tentar estar, preparados para situações como essa. Quando as necessidades começaram a ser impostas, só as superaram aqueles que não desistiram do universo do empreendedorismo e se reinventaram, traçando novos caminhos para seus negócios. No entanto, isso foi uma realidade apenas para poucos! A maioria não conseguiu se reinventar e com os abalos econômicos tiveram que abandonar seus sonhos.
Aqueles que se mantiveram em pé usaram como maior e vital ferramenta a inovação. Mudaram o produto, a forma de trabalhar e sua atenção perante ao cliente.
Um setor pouco afetado pela pandemia foi o marketing, mas por quê? O motivo é simples, a inovação acompanha o marketing desde seus primeiros passos, principalmente no desenvolvimento de novos produtos. Foi e ainda continua sendo um exemplo de como podemos driblar crises através da inovação.
E como podemos definir qual é essa inovação? Basicamente é a capacidade de resolver problemas usando a criatividade e apresentando resultados que desenvolvam soluções para os dilemas de mercado. A inovação se encontra em qualquer canto, e pode se aplicar em todos os meios.
Visto que a pandemia acelerou processos e promoveu a inovação em diversas empresas de uma hora para outra, inovar é na verdade uma atitude diária, e só se saiu bem nessa quem se desprendeu dos medos e acreditou nesse conceito.
No setor de marketing a inovação é ampla, mas é preciso entender as diferentes diretrizes da inovação. Uma delas é a inovação aberta, que se encaixa perfeitamente com a cultura que se tem dentro do marketing.
Como a tecnologia está mudando a maneira de se fazer o marketing
O uso de ferramentas tecnológicas são responsáveis por otimizar diversos empregos e desempenhar ações de forma mais ágil e prática. O que antes demoravam dias para se solucionar, agora em poucas horas pode-se ter grandes resultados. No marketing não é diferente.
As tecnologias vieram para moldar a maneira como o marketing trabalha. Onde antes o trabalho do setor era criar ações e campanhas de vendas, agora ele está focado em alinhar as tecnologias em seus processos. Pois nessa nova era quem não está conectado? O cliente, o fornecedor e, obviamente, os concorrentes, todos estão conectados.
Devemos usar as tecnologias para aumentar a capacidade de entregar soluções inovadoras.
Diz: Ricardo Sampaio Zanotta. CEO do Instituto Zanotta.
Dando um exemplo de como a tecnologia transforma ambientes, podemos pegar algo muito conhecido e admirado pelos brasileiros, a fórmula 1. Em seus anos dourados a competição exigia muito mais dos pilotos: câmbios manuais, embreagem e uma força tremenda nos braços para segurar o carro. Onde se via muito mais o homem do que máquina.
No decorrer dos anos as tecnologias foram tomando conta dos carros, tornando-os mais inteligentes, facilitando a vida do piloto que hoje precisa se concentrar e entender em detalhes muito mais além do que apenas correr. É preciso antes dominar a tecnologia que comanda os carros do que ter um bom desempenho em pista. Isso se aplica em diferentes setores de empresas e impacta diretamente os trabalhadores e, claro, no marketing não é nada diferente.
Você tem que extrair o melhor usando o que existe de mais moderno e inovador em tecnologias, e não as encarar como uma ameaça.
Acrescenta: Ricardo Sampaio Zanotta.
Ações que devem existir no marketing
Em qualquer empresa ou meio, quem vai decidir como ela se comporta e age diante do mercado é a liderança. Cabe a ela despejar sobre toda a companhia ações que motivem a inovação, proporcionando treinamentos, apresentando estudos e mais, unindo todos em um só propósito… Inovar!
Será preciso implantar este propósito na cultura organizacional e dentro de cada pessoa, fazendo a mistura entre as competências socioemocionais e o conhecimento aprofundado das tecnologias e de seus recursos.
As pessoas devem aceitar a tecnologia, e trabalhar com ela de mãos dadas, extraindo o melhor de seus resultados e o melhor das máquinas. Logo, esses resultados serão imediatos, e refletirão diretamente nos lucros, na praticidade e na desenvoltura da empresa.
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