Israel: o checkpoint da inovação mundial

por Kauana
Publicado em 12 maio 2021, às 08h18. Atualizado em: 27 jul 2021 às 15h22.

Com uma população de mais de 9 milhões de habitantes, o país do oriente médio sempre esteve relacionado a grandes marcos ao longo da história. Desde o passado até os dias atuais viveu inúmeras transformações e continua atraindo os olhares de todo mundo.  

A sociedade começou a fomentar a inovação através do incentivo político e seus investimentos. Essa prática foi ainda mais fortalecida pela cultura do território israelense, que sem discriminações, permite que imigrantes alimentem seu ecossistema e enriqueçam o país. 

O primeiro passo em direção à inovação foi dado pelo governo ainda em 1991, onde criou-se o programa de incubação direcionado a aplicação de verbas nas “novas empresas” sem participação no capital social delas. Hoje, com o crescimento abundante na economia do setor, o governo não realiza mais essa prática, mas continua a investir em inovação de outras formas. 

Mas a verdade é que todos os lucros vividos hoje no ecossistema startupeiro de Israel, chegam das mais de 300 multinacionais instaladas dentro de suas fronteiras, empresas de todas as nacionalidades que injetam tecnologia e projetam passos inovadores emergidos de Israel para o mundo. O fomento é grande, e o país disputa com potências do mundo das startups, dividindo com o Vale do Silício, a atenção de empreendedores renomados e grandes investidores.  

Para quem conhece o Vale do Silício será fácil assimilar Israel ao checkpoint da inovação mundial, pois o que não nasce lá, passa para ter alguma adaptação ou simplesmente para se desenvolver em seu território.

Em tempos difíceis, a inovação abre portas

São inúmeros os momentos em que enfrentamos temporais que chegam para desalojar nossas empresas e sucessivamente desabrigam seus funcionários e empreendedores.

Marcas e barreiras que, por mais que dolorosas, servem de reflexão e aprendizado, preparando-nos para a próxima crise natural ou empresarial que o futuro poderá trazer. Toda crise, seja de maior ou menor escala, deixa marcas tanto economicamente quanto socialmente, promovendo uma ruptura no cotidiano. Podemos entender bem observando a covid-19 e seus estragos, uma pandemia global que deixou marcas que nunca mais esqueceremos.

Momentos como o de agora de extrema fragilidade na saúde e economia da sociedade servem para o empreendedor estudar e se preparar para eventuais dificuldades.

A pandemia marcou também pela quantidade de inovações que chegaram à nossa porta e como elas serviram de uma luz para o momento infortúnio vivido pelos empreendedores. Esses empreendedores fizeram da inovação seu escudo e proteção.

Um exemplo de como a inovação prevaleceu a pandemia, são as corporações de Israel que levaram o país a uma crescente de 23% em 2020 em relação ao ano anterior, arrecadando aproximadamente US$ 9,5 bilhões para sua economia.

Israel não hesitou e vestiu-se por completo da armadura inovadora, com isso, os resultados foram eminentes e o mundo pôde observar os benefícios e as portas que se abrem ao estarmos inovando. Sobrevivente de extremos conflitos e momentos de dificuldade, Israel é um mecanismo inovador desde sua existência e nos mostra que ainda iremos apontar nossos holofotes para seu território.

Lições a se aprender com a inovação israelense 

Para aprendermos tudo o que Israel tem a nos oferecer, talvez fosse necessária uma sessão de mentoria, só assim, conseguiríamos alcançar um pouco das inovações e projetos de seu ecossistema.

O segredo de Israel está associado a uma gama de atitudes que unidas agem com vigor dentro das empresas e organizações do país, pois a inovação só acontece de fato quando se encontra um ambiente de liberdade e diversidade. Como exemplo, vemos a grande quantidade de mulheres no exército israelense, que aliás, é um dos segmentos mais inovadores do mundo.  

Entre as diversas ações que podemos nos inspirar através do ecossistema de Israel, levamos para si, lições como a diversidade, a conexão com diversos povos e a credibilidade para ambos os sexos e raças construírem seus empreendimentos e potencializarem o país.

Características que tornam Israel o check point da inovação mundial.

“A inovação é o casamento de ideias provedoras de soluções com pessoas capacitadas a executá-las”