Inovação utilizando inteligência de dados

por Kauana
Publicado em 16 dez 2020, às 13h45. Atualizado em: 15 jun 2021 às 11h08.

Com o advento da internet, o acesso a dados se tornou uma coisa elementar. Por outro lado, com muita facilidade para gerar dados e acessar dados, o volume de conhecimento da humanidade tem se multiplicado dia após dia em escala exponencial.

Lá pelos idos de 1900 o conhecimento dobrava a cada 100 anos. Logo após a segunda guerra mundial estima-se que o conhecimento dobrava a cada 25 anos. Com a popularização da internet, esse tempo caiu pela metade. E as estimativas com a pandemia, onde o mundo mergulhou no online, é que o volume de conhecimento e dados dobre a cada 12 horas.

Parece assustador pensar que a cada 12 horas teremos o dobro de informações. AA questão é que este volume de conhecimento nem sempre é inovador, muito dele é conhecimento recriado ou copiado. É preciso estar atento aquilo que é pertinente e necessário.

Este mesmo volume de dados pode trazer informações incríveis sobre qualquer assunto, inclusive sobre o seu mercado consumidor. O problema é que, com tantos dados, como eu vou escolher aquele que me trará a informação necessária?

Este é o objetivo da inteligência de dados.

Mas o que é inteligência de dados

A inteligência de dados é gerar informações relevantes sobre um determinado assunto ou problema, utilizando técnicas e recursos tecnológicos para a captação, filtro e análise de dados de um determinado segmento ou setor.

Muitas pessoas confundem inteligência de dados com inteligência artificial. A inteligência artificial é apenas um dos recursos tecnológicos que é utilizado para promover a análise de dados. Mas não é só utilizar inteligência artificial que os resultados sairão.

A inteligência artificial é programada com base nos critérios de inteligência que são determinados pela inteligência das pessoas que estão por detrás do processo. O grande diferencial de um analista de dados é justamente saber usar a sua inteligência para criar as informações necessárias sobre os dados.

Para Humberto Campos, CEO e Fundador Himarket, uma plataforma de comunicação personalizada para integrar os clientes à marca, inteligência de dados é uma habilidade:

“Análise de mercado, análise de número, foi uma coisa que eu fui adquirindo com o tempo. A necessidade me levou a entender números. O que me levou onde eu estou é o poder de convencimento das pessoas daquelas informações.”

Humberto Campos

Se a tecnologia por um lado, nos auxilia no processo de análise de informações, do outro lado ela nos coloca inertes num emaranhado de dados disponíveis na nuvem. Com tanto dado é impossível olhar para a informação e tirar uma conclusão rápida.

Como promover a inovação utilizando inteligência de dados

A inteligência de dados oferece este conjunto de mecanismos que possibilita coletar em uma fração muito curta de tempo vários dados e gerar uma informação que auxilia no processo de tomada de decisão.

A inteligência de dados não vai gerar a inovação sozinha. Ela subsidia o processo de tomada de decisão durante as fases de pesquisa e desenvolvimento daquela inovação, acelerado os processos de decisões de forma ágil.

Por exemplo, é possível olhar para as informações sobre o perfil do mercado consumidor de um determinado segmento para descobrir se as tendências de consumo podem direcionar as minhas pesquisas para um produto no segmento A ou um produto no segmento B de atuação.

Com isto se ganha tempo e economiza recursos a serem investidos.

Acompanhe na íntegra o bate papo:

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