Grupo UniFacear investe em inovação e empreendedorismo para a formação de seus alunos

por Kauana
Publicado em 5 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 21 jun 2021 às 15h41.

O Grupo UniFacear lançou no dia 02/03 em sua unidade Araucária uma proposta disruptiva de educação para promover a formação de seus alunos em inovação e empreendedorismo. Em parceria com o Laboratório de Inovação em Inteligência Empreendedora (LABIIE) e o apoio da aceleradora Condor Connect, o projeto utiliza a metodologia i2e (Inovação em Inteligência Empreendedora) com a experiência pedagógica do corpo docente para criar uma proposta de formação disruptiva de mercado para os seus alunos de graduação, unindo a experiência de mercado das startups.

As startups são novos modelos de negócios que fogem da concepção tradicional de uma empresa. Trazem a inovação como o seu principal diferencial, tanto no produto ou serviço oferecidos quanto na própria estrutura das empresas. Seus modelos de trabalho são bastante dinâmicos, principalmente porque interagem com as constantes transformações tecnológicas, sempre buscando criar uma oferta de valor para o cliente. Estes modelos dinâmicos aos poucos estão sendo incorporados pelas empresas tradicionais, que cada vez mais vem procurando profissionais com estas caraterísticas: disruptivos, empreendedores, inovadores.

Para responder prontamente a esta nova exigência do mercado o Grupo UniFacear tem promovido grandes modificações na sua estrutura de ensino. Além de ofertar para o aluno uma grande possibilidade de cursos nas modalidades presencial, semi e à distância, o grupo está sempre buscando novas iniciativas de ensino com metodologias ativas. Com este propósito, fechou uma parceria com o Labiie para inserir a metodologia de inovação em inteligência empreendedora nos cursos de graduação, um diferencial sem igual para os alunos.

Identificando que muitos profissionais saiam da faculdade sem estas competências bem desenvolvidas, o Labiie adaptou a sua metodologia para aplicá-la dentro dos cursos de graduação, usando a base dos métodos ágeis de desenvolvimento de software para o código de programação das habilidades humanas. Trabalhando com o ecossistema empreendedor em Curitiba há mais de 4 anos, o Labiie criou uma metodologia que é capaz de treinar diversas habilidades para capacitar as competências empreendedoras das pessoas envolvidas com as startups aceleradas e com o apoio do Condor Connect testou e validou esta metodologia em startups de mercado.

O objetivo desta parceria entre o Grupo Facear e o Labiie é estimular iniciativas empreendedoras e provocar os alunos a criarem startups para colocação no mercado. A metodologia foi adaptada das startups para juntar as habilidades comportamentais, criatividade e técnicas com o objetivo de fazer os estudos acadêmicos com práticas de mercado. Mais do que incentivar os alunos a criarem suas startups, esta formação amplia a empregabilidade com a formação por competências de mercado.

No evento de lançamento o Diretor Geral Murilo Andrade reforçou em sua fala a preocupação do Grupo em promover uma formação mais ampla para os seus alunos, que dê um valor maior ao conhecimento técnico adquirido nos cursos de graduação através das práticas de mercado, oportunizando para os alunos o reconhecimento da importância das atividades acadêmicas que lhes são passadas no campo de trabalho. Participaram mais de 200 alunos que estão na fase do desenvolvimento do seu projeto de conclusão de curso. “A ideia é que os alunos utilizem os seus trabalhos de conclusão com práticas efetivas de mercado”, finalizou Murilo.

Os alunos participarão de um curso de extensão de formação híbrida, e poderão conduzir os seus trabalhos de conclusão de curso para a formação de uma startup. Contarão com a validação e experiência de mercado dos mentores do Labiie. Os projetos de destaque serão convidados a participarem do Programa de aceleração do Condor Connect e podem sair da faculdade já com a sua startup saindo do papel.