Estratégias de inovação para o seu negócio
O mercado e o cliente mudam a todo instante. Para acompanhar o rumo dessa mudança muitas empresas observam o cenário econômico e intensificam seus planejamentos com base nas decisões que o mercado e cliente tomam.
Algumas empresas aplicam estratégias para entender o cliente e para desenvolver seus produtos diante do mercado. Já outras definem a inovação como principal ferramenta de seus planejamentos, melhorando continuamente e buscando soluções com velocidade e solidez.
Mas é importante saber definir a inovação: inovar é mudar comportamentos, buscar desafios e dispor de uma cultura de aceitabilidade. Muitas pessoas definem a inovação como algo extraordinário que vai mudar o mundo. Muitas vezes implantar um novo aspecto de trabalho para as pessoas, ou até mesmo otimizar processos simples dentro da empresa conduzem pouco a pouco a inovação.
As empresas que são caracterizadas por serem estrategistas, hoje em dia, dificilmente discutem suas estratégias sem considerar a inovação como um papel fundamental de criação de valores. Existem várias formas de se aplicar a inovação, mas para essas empresas o foco é se manter na inovação incremental.
Essa inovação incremental é baseada na cultura do incômodo, de não aceitar, questionando a todo instante os valores que são aderidos pelo cliente.
Como trazer a inovação para processos já existentes
Ao falarmos de inovação automaticamente remetemos a cultura, que é a verdadeira responsável por implantar a inovação no perfil da corporação. Busca-se nessa cultura agradar o cliente a todo momento, gerar menores custos e desenvolver uma melhora nos processos internos e externos. Mas mesmo que a empresa disponha dessa cultura, quem vai dizer se existe mesmo a inovação dentro dela é o mercado e cliente.
Podemos enxergar em certas empresas, que carregam anos de mercado e são consideradas potências perante a outras corporações, um nível de inovação escasso. Isso acontece por conta dessas empresas manterem sua cultura em métodos antigos que lá no passado,naquilo que um dia já deu certo.
Na atualidade tudo caminha cada vez mais para uma transformação geral de todo o mercado, e só vão permanecer empresas que estão dispostas a disrupção de sua cultura e a aceitarem o novo.
Essa transformação dentro da companhia só será possível com uma ação imediata de quem está na liderança dela. Tudo começa pelo líder, ele é o responsável por todo ato inovador que é realizado dentro da empresa, e por transmitir essa cultura para todos os colaboradores sem mensurar cargos. A inovação tem que atingir tudo e chegar a todos!
As startups podem auxiliar as corporações tradicionais na transição para atingir a inovação?
Em um cenário em que as empresas disputam entre si a atenção do cliente, algumas corporações se rendem às startups e se associam a elas em busca de obter a inovação. Encontram em incubadoras e aceleradoras o apoio e a diretriz de como os processos precisam acontecer dentro das corporações.
Certo é que, para a inovação realmente acontecer, é preciso que haja uma intervenção nas atitudes que são tomadas pela empresa. Se para sua empresa é inviável se relacionar com startups, será preciso que ela mude sua cultura e trace seus caminhos com base no que as startups estão realizando.
Pois o mercado está mudando. Antes para muitas empresas o significado de alto poder de capital se relacionava há anos de mercado e a uma estrutura maciça. Hoje as startups radicalizaram esses processos e permitiram que empresas com pouco capital e com pouca estrutura rendessem valores astronômicos.
“Hoje se cria uma startup com um investimento baixo e tem acesso às melhores plataformas tecnológicas para colocar de pé seu projeto”
Acrescenta: Alexandre F. Nunes. Chief Strategy Officer – MadeiraMadeira
São algumas mudanças que se as empresas não aceitarem, seguramente elas não vão sobreviver em um futuro próximo. A inovação vai ditar os rumos e práticas do mercado e das empresas que estiverem nele.
Acompanhe nosso bate-papo completo:
Ou se preferir, ouça como podcast:
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.