Empresários paranaenses apostam no ramo digital e faturam milhões

Publicado em 18 nov 2022, às 16h37. Atualizado em: 6 set 2023 às 12h54.

Uma série com 5 episódios que mostra a migração e a criação de novos trabalhos exclusivamente para a internet. Muitos empresários e outros profissionais descobriram este novo caminho durante a pandemia do coronavírus outros, viram seus negócios crescerem, tornarem-se tão lucrativos que o online passou a ser a única opção.

No primeiro episódio, o publicitário Ícaro de Carvalho, conta que a empresa dele, que vende cursos online, saltou de 170 para 140 mil alunos em 5 anos. O faturamento anual da escola de marketing digital é de R$ 65 milhões. Para Ícaro não existe mais “fora do digital”.

Pela primeira vez na história do Brasil, o número de matrículas em cursos de graduação on-line superou o ensino presencial. Nos últimos dez anos, a faculdade tradicional encolheu quase 14%, enquanto o ead explodiu: a procura pela modalidade virtual aumentou 428 por cento.

Esses dados se referem apenas ao ensino superior. Se nós levarmos em consideração cursos livres, formações rápidas, os números são ainda maiores, não tem mais volta: a educação a distância veio pra ficar.

Outro exemplo de profissional que está ganhando muito dinheiro na Internet é o personal trainer de Londrina, Fernando Mitamura.

O espaço físico da academia expandiu para o online. Mitamura faz treinos personalizados para alunos de todo o Brasil e até fora dele. O sucesso com a consultoria on-line é tão grande que ele não tem mais vagas.

Influenciadoras digitais

O segundo episódio da série explora o mundo dos influencers digitais. Esta nova profissão veio para ficar e quem aposta nela, com talento e planejamento, pode se dar muito bem.

É o caso da Sabrina Olivetti, Marina Fabri e Thais Marques. O trio, que é de Curitiba, é pioneiro na internet.  O blog feminino “Coisas de Diva”, lançado em 2008, foi o pontapé inicial para a carreira das influenciadoras, que se profissionalizaram e agora mantêm também, um canal no Youtube e uma conta no Instagram.

“Para que as empresas se interessem você tem que mostrar autenticidade e ter uma comunidade fiel que te segue”, diz Thaís.   

Em Londrina Graziela Moreira e Isabela Morales também começaram com um blog, há 8 anos, e levaram o “Tendência londrinense” para o Instagram.

As dicas são de moda, decoração, gastronomia e beleza. Atualmente, as influencers já vivem do trabalho nas redes. Uma dica importante da dupla é construir relações verdadeiras com os seguidores. Ser influenciador digital não é sinônimo de manipulação de pessoas, afirmam.

Youtubers

O terceiro episódio da série traz o poder alcançado pelos Youtubers na plataforma, o ex-jogador de futebol de Londrina, Juninho Manella, é um dos entrevistados.

Aos 27 anos ele tem mais de 6 milhões de inscritos no canal “Vosso Canal”, em que faz desafios e brincadeiras ligadas ao mundo do futebol. 

O público infanto-juvenil engrossa também as redes sociais de Manella, que garante: além de viver confortavelmente com o dinheiro que os patrocinadores investem no canal, emprega parte da família e outros tantos profissionais para produzir os vídeos. 

A dica do do professor Camilo Coutinho, especialista em vídeos de youtube, para quem quer se aventurar é “ter conteúdo de qualidade, pode ser simples mas tem que ser bom e trabalhar de forma profissional nele, ter estratégia na produção e nas vendas”.  

Gestores de tráfego

“Não existe mais o fora do digital. O mundo inteiro é digital. As empresas que ainda não fazem anúncios online vão ter que aderir”.

A frase é de Pedro Setúbal, dono de uma empresa de gestores de tráfego. Ele compara o trabalho do gestor de tráfego ao de quem coloca outdoors de propaganda nas estradas, mas, no mundo virtual, o gestor de tráfego coloca as “propagandas certas na frente de quem navega pela internet”. 

O trabalho é muito bem remunerado. Sobral já atende contas importantes no Brasil todo. O gestor de tráfego ganha bem e ainda trabalha em casa. A combinação atraiu Ricardo Castro, que é de Ibiporã. 

Desde que iniciou a nova carreira mudou de vida. A renda da família já é cinco vezes maior. “Ganho dinheiro de chinelos e sem trocar de roupa”, diz Ricardo.

Pedro Flauzino trocou de emprego como economista para ser gestor de tráfego. O dinheiro está entrando, mas como toda a profissão é preciso se dedicar.

Transição de carreira

O quinto episódio da série mostra a trajetória de Gabi Pazos. A atriz, que também foi professora voluntária na África, passou a contar suas próprias histórias num instabook.

Os livros exclusivamente digitais estão vendendo muito e sem custos com a publicação.  Além do dinheiro na conta, Gabi está realizada com o novo projeto. A transição das carreiras para o digital podem ser simples para alguns mas, na maioria dos casos é preciso planejar. 

A psicóloga e coaching de carreiras,Sara Gama, diz que é importante, antes de tudo, o autoconhecimento, saber o que você quer fazer de verdade e daí para adiante montar uma estratégia para a mudança definitiva para o digital.

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