Empreendedorismo e responsabilidade social
A atual circunstância de pandemia que estamos passando faz com que voltemos a nossa visão mais para o lado social que para o lado econômico no momento.
Nesse cenário, a percepção de que precisamos melhorar muito a nossa responsabilidade social vem a tona, e para trazer uma solução inovadora e que facilite os caminhos é que surgiu a MobSocial.
A Mobsocial é uma startup de Investimentos de Impacto Social e foi fundada pela Sandra Frasson e pela Vanderlúcia da Silva, duas mulheres que tem um perfil de quem quer empreender promovendo impacto positivo de transformação social e socioambiental.
“O objetivo e gerar desenvolvimento econômico, social e ambiental fomentando e qualificando o investimento social como estratégia de mudanças no âmbito social”, explicam as empreendedoras.
Foi pensando neste impacto que as fundadoras usaram o empreendedorismo para contribuir para que tenhamos produtos e serviços cada vez mais alinhados a inovação, implementação de melhorias e de mudanças.
Observando algumas transformações no mercado consumidor, elas identificaram que existem muitas oportunidades de novos negócios e novas formas de agregar valor que estão se destacando como diferenciais importantes para o público consumidor, destacando a criatividade. o propósito na solução de problemas e a visão estratégica como elementos importantes do empreendedorismo.
O grande desafio é disseminar a cultura do investimento social e socioambiental como um caminho estratégico para consolidar a atuação das empresas e indústrias na sua responsabilidade socioambiental. Modelos de negócios que incluem causas sociais e sustentabilidade ambiental passam a ter uma grande importância para a continuidade da existência da empresa, impactando a percepção do público consumidor final.
As fundadoras ainda explicam o grande diferencial do seu negócio:
“O grande diferencial é que a atuação contribui para que as empresas integrem os 3 pilares de sustentabilidade (econômico, meio ambiente e social), garantindo um uso estratégico e assertivo de recursos que gerem impactos positivos de transformação e mudança de realidades”
Entender a importância do investimento em projetos sociais e socioambientais como uma estratégia de sustentabilidade do negócio é uma inovação no olhar dessa prática. A partir do momento que nos conscientizarmos de que isso é uma estratégia de negócio com retorno positivo, tanto na imagem da empresa quanto na efetividade dos resultados desse investimento, passaremos a olhar para estas ações sociais de uma forma mais ampla. É preciso consolidar esta forma de investimento como estrategicamente importante dentro das empresas.
“A tecnologia é um grande impulsor desse movimento ela possibilita o acesso de informações e participação da comunidade na construção de projetos colaborativos que mudem realidades locais.”
Quando pensamos em um novo empreendimento, no dia a dia de empreendedor, é de fundamental importância ter o propósito muito bem consolidado. Olhar para o novo negócio como uma solução inovadora, acessível e interessante ao nosso público final, e de forma sustentável, é garantir que o modelo de negócio faça sentindo não só ao empreendedor, mas ao cliente final e toda a sociedade.
As empreendedoras Sandra e Vanderlúcia finalizaram a entrevista com uma frase de motivação para todos que pretendem empreender:
“A colaboração e parceria podem ser grandes propulsores para fortalecer nossas ações e empreendimentos. Juntos podemos somar esforços e assim ganhar força nesse grande movimento de empreendedorismo. Que nossos produtos e serviços façam sentindo ao coletivo e construam novas formas e oportunidades de negócio.”
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.