Dia dos namorados: como usar as redes sociais para aumentar as vendas
O dia dos namorados está ao lado das top 7 datas comemorativas para o varejo ao lado dos dias dos pais, das mães, da mulher, das crianças, Páscoa e Natal. A comemoração de 12 de junho foi inclusive criada por uma ação publicitária para uma empresa que precisava ter um pretexto para movimentar o mês de junho. Tanto que é apenas no Brasil que culturalmente comemoramos este dia. Ao redor do mundo, o dia destinado ao romance é dia 14 de fevereiro.
Para se diferenciar dos grandes e-commerces, as pequenas e médias empresas com atuação local precisam de uma boa dose extra de criatividade. Não dá pra ser só mais uma, fazer algo ‘mais do mesmo’. E é preciso colocar sentimento nas ideias, emocionar. Veja abaixo algumas ações de marketing que podem ser implantadas no seu negócio nos próximos dias.
- Faça um concurso de fotos ou declarações
Crie um movimento para que seus seguidores das redes sociais publiquem antecipadamente fotos com a pessoa amada, contanto a história de amor e usem uma hashtag específica da sua campanha. As melhores fotos e/ou histórias podem ir para votação nos seus stories e o próprio público vai decidir o vencedor. O prêmio pode ser algum presente que envolva seus produtos e serviços.
2. Entre no clima e na temática
Pense na experiência do cliente envolvendo o clima de amor nos próximos dias. Isso pode estar presente nas cores usadas nas redes sociais, nas músicas dos stories, na trilha sonora do ambiente físico, na decoração, na composição das fotos dos produtos, no cheiro que você coloca na caixa ou sacola de presente, no aroma de ambiente usado na loja, com uma indicação todo dia de algum presente, de alguma comemoração criativa, de uma inspiração de algum pedido de casamento inusitado. Direcione seu conteúdo das redes sociais para a data.
3. Resgate contato com clientes antigos
Quem foram os clientes que compraram com você nessa data ano passado? Resgate no um a um o contato com esses clientes pelo Whatsapp, ou envie um e-mail marketing ou faça campanhas de remarketing no Facebook/Instagram Ads utilizando essa lista de e-mails.
4. Faça parcerias com micro influenciadores
Se você vende por exemplo um combo especial de Dia dos Namorados, uma cesta de chocolates ou terá um jantar especial na data no seu restaurante, que tal fazer uma parceria com a influenciadora digital da sua cidade para divulgar antecipadamente isso. Essa divulgação quanto mais natural for, melhor. Por exemplo: ela pode receber uma cesta do namorado uma semana antes da data e na sequência divulgar que o presente é da sua empresa, ou você pode convidá-la para um jantar de degustação do menu que será servido no dia 12.
5. Desperte o desejo pelos seus produtos
Este ano muita gente vai comemorar novamente a data em casa. Então, se você tem um supermercado ou vende produtos alimentícios gourmet, que tal produzir uma receita nas suas redes sociais e já criar uma lista dos itens que são necessários para a reprodução dessa receita? Você pode criar uma sessão no seu espaço com ‘kits de ingredientes do amor’ e vender o combo com todos os produtos junto com a receita impressa em um papel para que a pessoa possa surpreender a pessoa amada sendo o chef ou a chef de cozinha da noite.
6. Estimule a interação nas redes sociais
O grande segredo das redes sociais é ser uma via de mão dupla, é ter conversa e relacionamento. Crie nos stories, nos dias que antecedem a data, caixinha de perguntas temáticas para que as pessoas abram o coração, contem qual foi o melhor presente que já ganharam, como conheceram o amor da vida, como foi a comemoração de dia dos namorados mais inusitada. Ou seja, em vez de abrir a famosa caixinha com o intuito de receber perguntas, faça você perguntas para a sua audiência e depois compartilhe o que eles escreveram e comente sobre aquilo.
7. Faça lives
As lives pelo instagram são super simples de serem feitas e podem ser usadas tanto pra quem vende produtos ou serviços. Inclusive, as “lives shops” são uma grande tendência e ideais para dar um bom pico de vendas para a loja. Marque a live com antecedência, crie algum atrativo que torne-a mais divertida e interativa, apresente as opções de presentes para a data e crie alguma condição especial, brinde ou sorteio para quem comprar enquanto a live estiver no ar. Deixe sua equipe de prontidão atendendo pelo direct do instagram ou pelo Whatsapp.
8. Anúncios patrocinados
Investir em tráfego pago nas redes sociais se tornou acessível para todos. O investimento mínimo exigido pelo Facebook e Instagram é do equivalente a 1 dólar por dia. Na segmentação de público é possível colocar pessoas com uma certa faixa etária, que moram em uma determinada cidade e que tem comportamentos como “em um relacionamento sério” ou “casados”. Assim, você consegue impactar somente quem tem um namorado ou namorada para presentear.
E por último mas não menos importante, seja criativo! Utilize as ideias acima e adapte para o seu negócio e sua realidade. A melhor maneira de vender mais é se diferenciando. Boas vendas!