Curitiba: a cidade inovação do Brasil
A capital do Paraná procurou sempre estar por dentro do avanço urbano e tecnológico, se espelhando em grandes cidades mundo a fora. Com isto, se tornou um celeiro de obras inovadoras.
A inovação concedeu a capital no ano de 2020 o prêmio de uma das cidades mais promissoras do mundo pelo ranking Global Startup Ecosystem Report. Realizado pelo Startup Genome. O grupo analisa mais de 100 cidades no mundo todo e é reconhecido como um dos mais amplos sobre o setor.
Ela também se destacou em ser a única do Brasil a integrar a lista do Top 100 ecossistemas mais promissores do mundo.
A inovação mais recente feita pelo governo municipal da cidade foi o projeto para disponibilizar Wi-Fi gratuito em mais de 200 locais públicos. A conexão chegará aos terminais, praças e alguns parques da cidade. Todos poderão acessar internet sem nenhum obstáculo.
O projeto começa a vigorar na sua totalidade já a partir da segunda metade do ano. A gestão da capital tem como objetivo a integração de todos e a inclusão com acesso à internet de qualidade para os habitantes.
Para fazer a conexão na rede Wi-Fi será necessário realizar a autenticação no Passaporte Curitiba. Plataforma que gerencia as redes sem fio de internet pública, após o cadastro o usuário poderá utilizar o mesmo login e senha em qualquer rede que se conectar.
O cadastro será feito através do link, disponibilizado pela prefeitura de Curitiba: https://passaporte.ici.curitiba.org.br/
O que Curitiba fez para estar nesse patamar de inovação
Para quem é morador é fácil responder, acompanhou o desenvolvimento na educação, transporte, saúde e emprego. Estando a frente de muitas cidades na prática de inovar, a cidade conquistou o prêmio de cidade mais sustentável e logo em seguida recebeu o de melhor saúde pública entre as capitais brasileiras.
Todos esses prêmios não só engrandecem a cidade, mas também colocam seus moradores em um ecossistema de conforto. Onde permite a abertura de portas para novas empresas investirem e se estabelecerem dentro dela. Por se permitir ter um alto poder de sustentabilidade, e por ser ligada a inovação, as startups encontraram na capital um ambiente familiar.
Um fator que auxiliou não só o desenvolvimento da cidade, mas também intensificou a as cultura de inovação como principal ponto de partida, foram os líderes a frente de sua gestão.
Mesmo com a troca de governo nas eleições, todos que estiveram no cargo procuraram sempre solucionar as dores da sociedade e trazer a inovação de forma sustentada.
Como fazer a inovação
Será necessário começar pensando na inovação em pequenos atos. Não se desespere achando que precisará inventar a viagem no tempo, ou que vai ser patrono de um combustível mais econômico e rentável. Inove a maneira como trabalha, se comunica com o próximo e como enxerga as coisas que são impostas para você.
A inovação deve ser praticada por toda parte e levada para todos que frequentam o seu ambiente de trabalho, contaminando tudo e a todos por onde passar.
Esteja sempre partilhando conhecimentos e atividades para promover o desenvolvimento de seus colaboradores, otimizando a maneira com que eles trabalham. Focando suas atitudes para que estejam sempre voltadas nas soluções de dilemas.
Adote a cultura de mudança e aceitação, pois tudo futuramente será dentro do universo tecnológico.
Busque traçar o rumo em direção a práticas inovadoras para contribuir com o crescimento da sociedade a sua volta. Ser inovador é um hábito a ser construído diariamente, com o entendimento de que a inovação tratará um melhor rendimento profissional e um maior desenvolvimento interpessoal.
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.