Conheça a vertical de medicina inovadora da InovaRic, sob o olhar do nosso embaixador Fernando Carbonieri
Em mais um InovaRic, vamos apresentar a nova vertical Medicina Inovadora com o olhar do embaixador Fernando Carbonieri, Médico e empreendedor serial em saúde, fundador da Academia Medica, uma comunidade de conhecimento para profissionais da Saúde.
Se tem uma área em que a inovação impressiona as pessoas, é a área médica, tanto pela alta tecnologia envolvida quanto pelas realizações fantásticas que são conquistadas na saúde e na qualidade de vida da população.
Como um exemplo desta importância basta olharmos para a rápida resposta conquistada no desenvolvimento de testes mais rápidos e precisos para a Covid-19, bem como no desenvolvimento em tempo recorde de vacinas eficazes.
Nos últimos anos as inovações na medicina estão cada vez mais transformando a vida das pessoas. Não é só a era digital que acontece a uma velocidade alucinante. A pesquisa e a tecnologia da medicina têm impulsionado a sociedade para patamares cada vez mais elevados.
As inovações na área da informação médica
Um dos principais elementos para a medicina inovar é a disseminação de conhecimento. Ainda como acadêmico de medicina, Fernando pode participar da pesquisa científica, o primeiro passo para o desenvolvimento das novidades. Neste tempo teve contato com a indústria de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área da saúde e descobriu que, nesse universo, tem muita coisa que a faculdade não ensina.
Existe uma dificuldade muito grande das faculdades acompanharem a velocidade de geração de novos conhecimentos. Por outro lado, a internet e as redes sociais são uma fonte infindável de informações, mas por conta disso também acumulam muito lixo, dificultando os usuários filtrarem o que é bom ou não, ou o que é verdade ou não.
Uma inovação para esta disseminação de conhecimento e que se aplica a qualquer setor da sociedade vem do conceito da filosofia médica, conceito grego da academia de Platão, onde você tem um ambiente em que todos tem a oportunidade de livre discussão.
Este é o conceito aplicado nas comunidades online, um grupo de pessoas com objetivos comuns que usam a comunicação digital para interagir umas com as outras e disseminar conhecimentos.
Foi assim que Fernando criou uma comunidade online, onde passou a trazer os conhecimentos que tinha contato durante a pesquisa e que a faculdade não lhes ensinava, para compartilhar. Com este propósito, naturalmente as pessoas da comunidade foram se engajando.
“O sucesso de uma comunidade online está relacionado ao interesse e ao nível de informação compartilhado.”
explica Fernando
Com as tecnologias chegando para a medicina e se multiplicando de forma exponencial de forma nunca vista antes, faz com que os profissionais da saúde precisem se capacitar e se atualizar também na mesma velocidade.
“Todos os dias, há mais de 200 anos, a gente tem um novo fármaco, um novo medicamento, um novo processo, um novo método… isso é inovação médica”, ou seja, na área médica, todo dia tem uma coisa nova para se aprender.
Muitos de nós acreditamos que os médicos são conservadores em adotar as inovações. Na verdade, todos são regidos por um código de ética muito restrito que lhes restringe entrar na inovação somente a partir de um ponto em que é seguro usar aquela inovação.
Para ser inovador na área médica o requisito é sempre entender o problema do rol de pessoas que você tem. Todo bom inovador, se ele focar nas necessidades não atendidas com esforço, com desenvolvimento, com método, ele vai desenvolver alguma solução para estas necessidades não atendidas.
“Essa solução pode ser ultra tecnológica, ela pode ser processual, ela pode ser incremental, ela pode ser disruptiva.”
conta Fernando
Basicamente se avaliam duas coisas em um profissional médico inovador, curiosidade e empenho.