Conheça a vertical de marketing digital da InovaRic, sob o olhar do nosso embaixador Douglas Gomides
Em mais um InovaRic, vamos apresentar a nova vertical de Marketing Digital com nosso embaixador Douglas Gomides, Consultor de Mídias Sociais e Marketing Digital e referência nacional.
Antes de mais nada, precisamos dizer que quando falamos de Marketing Digital não estamos apenas falando de métodos ou fórmulas mágicas de venda digital. Nosso objetivo é trazer quais as novas abordagens que usam as tecnologias digitais para reinventar o marketing de produtos e serviços, acelerando a eficiência operacional e o crescimento da empresa por inteiro.
Vindo de uma cidade com a cultura voltada para engenharia, minas e metalurgia, Gomides foi pioneiro em certas ações. O sucesso do seu trabalho foi almejado por diversas empresas, mas Douglas trocou a posição profissional em que as empresas estavam lucrando com seu trabalho, para ele ser o dono de seu próprio serviço.
Hoje temos a internet como uma importante ferramenta para novos negócios, e com a pandemia, impactando também os negócios tradicionais, impulsionando os investimentos em marketing digital. Os investimentos mundiais com anúncios digitais devem superar a marca de 375 bilhões de dólares em 2021, segundo o eMarketer
Com a crescente de investimentos, a concorrência pelo consumidor digital ficará ainda mais acirrada. Descobrir as tendências e inovações no marketing digital é essencial para potencializar o retorno dos investimentos.
O que devemos olhar para o futuro do marketing digital
Se existe uma regra no Marketing Digital é que o que está funcionando para um, poderá não funcionar para o outro. Portanto, o grande diferencial para ser inovador nessa área está em questionar e procurar a todo momento fazer ações diferentes das que encontra no mercado atual. Para acompanhar sua concorrência, você deve acompanhar as tendências.
Avaliar o impacto da mudança de tecnologia sobre o seu negócio deve fazer parte da análise crítica de qualquer estratégia de marketing. Claro que, se possível, você deve tirar proveito das técnicas bem-sucedidas de negócios já existentes, mas o diferencial virá se você antecipar para onde a tecnologia irá no futuro.
O tradicional Marketing Digital caminhará na direção de experiências, produtos e serviços altamente personalizados, viabilizando modelos de negócios inovadores que trazem como resultado novas fontes de receita.
“É preciso criar um hit que ao mesmo tempo seja familiar para a pessoa e que por outro lado ela nunca esperou.”
Explica Douglas Gomides
A inovação não é só criar o novo e praticar a disrupção, ela nada mais é do que algo que seja diferente e familiar ao mesmo tempo. Que chegue nas mãos de seu cliente o surpreendendo e lhe causando intimidade simultaneamente.
Como a inovação deve faz parte do Marketing Digital
Sua empresa apresentará resultados de crescimento se você ao mesmo tempo reter e captar ativamente novos clientes. Mas isso só vai acontecer se agir de maneira proativa, em vez de ficar para trás.
Existem algumas tendências do marketing digital e que já se fazem presentes nas principais estratégias de inovação. Entre elas está o uso massivo dos chatbots, os aplicativos de mensagens privadas, a assistência da inteligência artificial e publicidade hiper-segmentada.
Quando as pessoas pensam em inovação elas devem carregar para si o conceito de que inovação é: adaptar as tendências em seu contexto. A inovação no marketing digital não deve ser mensal e sim diária ou até mesmo de hora em hora.
Repassar todos os conteúdos que são tendências no momento e levar até todas as áreas da empresa, escancarando para elas o que pode ser inovação na atualidade e no futuro, direcionará as estratégias para analisar o melhor o cenário digital.
Em uma pesquisa realizada por PEGN com PMEs brasileiras, 85,6% das entrevistadas apontaram o Marketing de Conteúdo como fundamental na retomada dos negócios e 70,9% precisam melhorar seus processos de Marketing e Vendas. O Marketing Digital é o caminho que muitas empresas tomarão daqui para frente.