Conheça a vertical de investimento da InovaRic, sob o olhar do nosso embaixador Marcel Malczewski
Em mais um InovaRic, vamos apresentar a nova vertical de Investimento contando a trajetória de Marcel Malczewski, empreendedor de sucesso que hoje investe e fomenta grandes empresas do ecossistema, e há muitos anos constrói parte da história do empreendedorismo.
Marcel foi um dos fundadores da Bematech, uma das primeiras startups de tecnologia do país. Hoje a empresa já não está mais em suas mãos, foi vendida em 2015, mas foi a partir de 2010 que começou a analisar os investimentos de tecnologia. Então passou de empreendedor que recebe investimentos para investidor que acredita nas ideias das pessoas.
O Brasil atualmente tem pouco mais de 15 mil startups, segundo levantamento do Sling Hub, movimentando mais de R$ 19 bilhões em investimentos em 2020, e a expectativa é que 2021 seja ainda melhor.
Mudanças que o empreendedorismo e startups sofreram
O termo startup não era conhecido e tão pouco utilizado nos anos 90, chamava-se simplesmente de empresa. O termo começou a se desenvolver mesmo e se popularizar a partir dos anos 2000 com o Vale do Silício.
Já o perfil dos empreendedores ainda é o mesmo, todos com a vontade e com o ideal de fazer as coisas acontecerem, se dedicar ao meio e estar sempre em busca de soluções para as deficiências do mercado e as dores que o cliente sente. Isso não mudou, esse perfil continua o mesmo, mas agora com muito mais força por conta dessa massa tecnológica que vivemos.
Nesse mesmo período, o ecossistema, que é composto pelos empreendedores, startups e investidores e tudo mais, esse sim mudou bastante. Antes não tínhamos um número tão grande de projetos e ideias no setor digital, hoje todo jovem quer empreender no mundo digital, o que antes era algo seleto.
“Hoje existe uma receita de bolo para você fazer o pitch e acelerar o seu negócio, academias e aceleradoras que entregam para o empreendedor grandes ferramentas”.
Explica Marcel Malczewski
Basicamente o espírito empreendedor e vontade de criar um sonho grande continua, porém o ecossistema mudou substancialmente, amadureceu muito facilitando a vida do empreendedor, gerando mais acesso e maiores recursos.
Então a grande mudança, ou a maior, que as tecnologias e o tempo acarretaram a esse ecossistema, foi o conhecimento e estudos aprofundados do segmento, permitindo termos hoje um manual de como investir.
Empreendedorismo, investidores e covid-19
Toda empresa passa por crises. Correm o risco de não ter continuidade, mas é nesse momento que o bom empreendedor aparece e se destaca. Momentos são imprevisíveis e variáveis.
O perfil do empreendedor e como ele encara os momentos ao lidar com crises, sócios, falta de dinheiro, covid-19 e o fracasso em si, essas coisas moldam o empreendedor resiliente e de sucesso. Claro, por trás ainda há uma gama de fatores, mas essa é a base de quem domina o mercado e conquista a economia.
Para o sucesso chegar, é fundamental o empreendedor trabalhar em conjunto, ter um time voltado para sua ideia, ou até mesmo mais um empreendedor, duas cabeças pensantes agregam maiores resultados do que uma. Assim, um empreendedor puxa o outro, atrai os olhos diferentes para aquele propósito.
Mas o sucesso é tangido mesmo por três fatores que se estiverem unidos na mente e no dia a dia do empreendedor, o sucesso não será apenas um sonho, e sim realidade.
O primeiro deles é que o empreendedor precisa demonstrar seus conhecimentos, ter a sabedoria de onde está mergulhando e sua capacidade de execução, o quanto ele consegue realizar com uma ideia em mãos. Esse é o primeiro ponto ao julgar se aquele empreendedor terá sucesso.
O segundo ponto que olhamos é se aquela ideia, projeto ou empreendimento tem algum tipo de diferencial, pois em sua empresa Marcel não busca apenas tecnologia completamente inovadora. É preciso que a ideia tenha um diferencial de mercado para obter sucesso na escolha de seu cliente final. Tem que ter novidades.
O terceiro aspecto é a necessidade da importância do mercado. Que o produto ou ideia seja escalável e o mercado relevante. Se não, o crescimento será pequeno e os valores menores ainda.
Esse é o manual do investidor que o empreendedor precisa saber!