Conheça a vertical de criptoativos da InovaRic, sob o olhar da nossa embaixadora Dayana Uhdre
O InovaRic vai te apresentar a nova vertical de criptoativos e sob o olhar da nossa embaixadora Dayana Uhdre, advogada e procuradora do estado, mas que se especializou num segmento que vem ganhando cada vez mais corpo e empoderamento no mercado que são os Criptoativos. Recentemente lançou o livro “Blockchain, Tokens e Criptomoedas”, pela editora Almedina.
Em primeiro lugar, você sabe o que são criptoativos? Bom, para você entender de forma resumida, criptoativos são ativos virtuais protegidos por criptografia e de existência exclusivamente digital, ou seja, você nunca vai pegar um destes na sua mão.
Veja o exemplo das transferências com criptomoedas versus as transações eletrônicas tradicionais. Em ambos os casos há a transferência de valores de uma conta para outra por meio digital, porém você não consegue sacar criptomoedas como saca dinheiro em espécie.
Agora, como que Dayana, advogada, se tornou especialista em criptoativos? Dayana se caracteriza como uma pessoa extremamente curiosa, estudiosa, inquieta e angustiada com toda essa velocidade da transformação digital. Entenda por que ela se tornou uma das maiores especialistas em criptoativos.
Mas afinal, o que é criptomoedas e bitcoin?
Quando falamos em criptoativos, falamos em representações digitais de algo que tenha valor. As criptomoedas são espécie de criptoativo, uma forma de representação digital de um valor monetário, sendo a bitcoin a primeira dessas moedas transacionadas.
A tecnologia subjacente que permite isso é o que denominamos de BLOCKCHAIN, que consiste basicamente em um livro-razão de registro de dados distribuído. Então, no fundo, o que temos nos blockchains são os registros dessas transações entre as pessoas.
Apesar de moeda digital não ter comprovação real, a novidade é tão possível que uma das maiores empresas de tecnologia do mundo já fazem investimentos em aquisição de bitcoins.
Elon Musk, CEO da Tesla, provou sua viabilidade como ativo de reserva para ser mantido no balanço da empresa após uma transação de venda de bitcoin, demonstrando a liquidez do criptoativo.
Cada criptoativo funciona com as regras próprias criadas pelos seus desenvolvedores, ou seja, não existe uma regulamentação geral que dita as regras básicas que cada criptoativo deve seguir.
Para se negociar com criptoativos é preciso entender muito bem a proposta dos projetos e as regras do negócio em pauta. Muitas das vezes estaremos em zonas cinzentas de regulação, não se tendo a chancela e tutela estatal tradicionais.
Por isso o cuidado na negociação é essencial, pois para o criptoativo, ainda não temos regulação.
Por que a demora das pessoas mergulharem nesse segmento?
São diversos os motivos que impedem este acesso. Estamos em um momento inicial e como toda inovação tecnológica a gente passa por um período de experimentação, euforia, decepção para depois chegarmos em um ambiente que poderemos utilizar em grande escala.
“Uma das razões que podem fomentar a ampla adoção pela massa é sua adoção pelas instituições financeiras tradicionais e oferta ao público.”
explica Dayana Uhdre
Já estamos acostumados com as transações tradicionais, então a partir do momento que as instituições começarem a oferecer para seus clientes investimentos em fundos de criptoativos, isso tornará muito mais fácil o acesso. Só precisa de uma regulação eficaz.
Outra novidade são as grandes bandeiras de cartões que atualmente já autorizam o pagamento por criptomoedas, tornando essa evolução muito mais viável.
“A tecnologia blockchain e a inovação andam de mãos dadas.”
Esse segmento só existe e está ganhando força por conta da inovação, pois quando falamos de inovação é necessário trazer um novo olhar e uma nova forma de relacionar. A velocidade com que projetos e possíveis aplicabilidades do uso de criptoativos estão sendo criados tem imposto inúmeros desafios.
A tecnologia blockchain e os criptoativos trazem diversos desafios, mas também inúmeras oportunidades. Desde a democratização dos investimentos, passando pelas transações com criptomoedas até registro de propriedade e validação de documentos..
O mundo não é mais o mesmo, e o modo como negociamos ativos também não. Estamos em um caminho sem volta, uma vez digitalizados, dificilmente nos tornaremos analógicos. Entre nessa. Quer inovar? Faça como os grandes, pense em blockchain ou criptoativos.