A cada ano que passa, mais e mais empresas surgem no ambiente online, afinal de contas, vender pela internet é uma estratégia bastante interessante e que vem sendo utilizada por inúmeras organizações, de diferentes segmentos e tamanhos.

Contudo, para ter resultados realmente interessantes nesse ambiente, é necessário investir em algumas estratégias… estratégias essas que podem alavancar o desempenho do seu negócio na internet – claro, se forem bem implementadas.

Curioso para saber quais são essas estratégias? Então não deixe de conferir este artigo até o fim!

Principais estratégias para vender pela internet

Site

Se você tem uma empresa e ainda não tem um site, você está cometendo um grande erro.

Isso porque, hoje, o site é algo básico, que toda empresa que quer vender pela internet precisa ter. Porém, vale ressaltar que não é qualquer site…

Afinal, se você quer realmente expandir os seus negócios e fazer mais vendas online, a sua empresa precisa ter um site funcional, rápido, seguro, bem estruturado, responsivo, profissional e com uma ótima usabilidade.

O site, basicamente, é o canal que os consumidores irão acessar para saber mais sobre a sua empresa, por exemplo, sobre a história dela, os serviços/produtos que vende, os clientes, as formas de contato, o endereço (se tiver algum espaço físico) e assim por diante.

Por isso, é essencial que você capriche no seu site. Veja-o como uma vitrine online.

Anúncios

Ter visibilidade e alcançar consumidores na internet, normalmente é algo que leva um certo tempo. Não é do dia para a noite que você terá inúmeras pessoas acessando o seu site, ou diversos seguidores acompanhando as suas redes sociais.

Porém, não desanime, pois se você investir em anúncios, você pode diminuir esse tempo e obter resultados de maneira bem mais rápida!

E para isso, basta utilizar ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Bing Ads ou outra. 

Nelas, você criará anúncios segmentados e personalizados (em texto, imagem ou vídeo), focados no seu público-alvo, de modo a atrair e conquistar cada vez mais clientes em potencial.

SEO

A estratégia que citamos acima, os anúncios, estão relacionados a pesquisa paga, isto é, a uma forma de ser encontrado na internet na qual você precisa pagar.

No entanto, e se você puder ser encontrado de maneira natural, orgânica, sem precisar ficar pagando? Seria interessante, não é mesmo? Pois então, é disso que trata o SEO!

Basicamente, o SEO é um conjunto de ações, estratégias e otimizações que possibilitam o seu site, blog e até mesmo os seus vídeos no YouTube, ficarem bem posicionados nos mecanismos de busca, como o Google e o próprio YouTube.

Dessa forma, a sua empresa ganha muito mais visibilidade, alcance e cliques – o que, consequentemente, gera mais oportunidades de vendas a ela.

Portanto, a terceira estratégia para você vender pela internet é investir em SEO.

A única observação a respeito do SEO, é que esta é uma estratégia de médio a longo prazo, no qual exige um trabalho sólido e diversas otimizações que, por muitas vezes, são técnicas.

Por isso, se você não tem muito conhecimento sobre o assunto ou até mesmo tempo para lidar com todas as ações/otimizações, é interessante buscar o auxílio de uma consultoria SEO ou de um profissional que trabalha com SEO.

Redes sociais

Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn… provavelmente você tem uma ou mais contas nessas redes sociais, não é verdade?

Pois então, milhões de pessoas acessam esses canais diariamente e, muitas delas, podem se tornar clientes da sua empresa – claro, se você utilizá-las da maneira adequada, com ações e estratégias bem definidas.

E o bom das redes sociais é que você pode começar gratuitamente, basta fazer seu cadastro e dar início às ações/publicações.

Contudo, se você quer resultados maiores e mais efetivos, é importante sim fazer alguns investimentos, principalmente para ter um perfil de qualidade, profissional e para poder anunciar, como já citamos mais acima.

Com R$10,00 (ou até menos) você já consegue anunciar no Facebook e no Instagram, por exemplo. Ou seja, são valores acessíveis, que não vão comprometer toda a sua verba.

Agora, quanto mais você investir, maior tende a ser o retorno. Tudo vai depender do seu orçamento, das suas estratégias e dos seus objetivos.

E-mail marketing

Você tem um e-mail, certo? E os seus consumidores muito provavelmente também, não é verdade? 

Pois então, hoje em dia, praticamente todo mundo que tem acesso à internet, tem um e-mail. Isso é quase que um “padrão”, afinal, ele é necessário para trabalho, para se cadastrar em sites, em redes sociais, etc.

Além disso, o e-mail é um canal mais direto e próximo do cliente. Você pode, inclusive, mandar mensagens com o nome de cada pessoa, o que torna essa relação consumidor-empresa, muito mais pessoal e valiosa.

E para alcançar inúmeras pessoas por e-mail – claro, desde que você tenha uma boa base de contatos – é algo simples, graças aos diversos softwares e ferramentas de automação que existem atualmente.

Portanto, se você quer vender pela internet e atrair/fidelizar cada vez mais clientes, investir em e-mail marketing é uma ótima pedida.

Você pode utilizá-lo para enviar ofertas, promoções, cupons, notícias, dicas, e-books, convites, conteúdos especiais e muito mais!

E para ter sucesso em qualquer uma das estratégias citadas acima, é fundamental que você:

  • Conheça muito bem o seu público e sua persona;
  • Produza conteúdos ricos, úteis e de qualidade;
  • Mostre o valor do que você vende;
  • Planeje suas ofertas e argumentos de venda;
  • Tenha uma conta no WhatsApp Business;
  • Estruture um serviço de atendimento online;
  • Tenha uma estratégia de pós-venda;
  • Ofereça diferentes meios de pagamento;
  • Organize a parte logística;
  • Seja sempre transparente;
  • E mensure, periodicamente, os seus resultados!