Como destravar o potencial de cada pessoa
Neste momento em que o cenário econômico está passando por grandes transformações e todo mundo está falando num novo normal, muitas pessoas ficam se perguntando o que elas precisam fazer para se adaptarem a este novo normal.
A principal mudança que cada pessoa pode empregar é procurar melhorar-se. Se o consumidor mudou e hoje procura por coisas novas, o profissional que as empresas tradicionais buscam também precisa ser um profissional com este olhar para o novo.
A complexidade do ser humano
Existe uma diferença entre potencial pleno e potencial executado. O indivíduo dificilmente encontrará o seu potencial pleno em qualquer aspecto, justamente pela complexidade do ser humano. Em cada momento a pessoa se encontra em uma determinada situação física, mental e espiritual.
O que as pessoas precisam aprender e treinar são técnicas para saber usar o seu máximo potencial possível para cada momento. E este pode ser um processo contínuo, pois a habilidade é uma conquista cumulativa, e podemos sempre ampliar o nosso potencial.
Para algumas das competências profissionais, o processo guiado por uma mentoria, um coaching ou até mesmo um psicólogo é uma das alternativas mais viáveis e utilizadas por grandes profissionais de destaque.
O fato é que não conseguiremos destravar nosso potencial máximo sem o desenvolvimento pessoal. Isto exige muita dedicação, determinação e, principalmente, uma mente aberta para enfrentar o novo.
Para a Coaching e Consultora, Diretora da Coradin & Lyra Consultoria Organizacional, Cleila Elvira Lyra, é um processo muito difícil.
“Não é como mudar um algoritmo de uma inteligência artificial, onde o processo gera um resultado predeterminado. O ser humano é composto de mais elementos do que circuitos cerebrais.”
Cleila Lyra
Para as pessoas mais jovens, como nasceram num ambiente imerso na tecnologia computacional, elas conseguem resultados com muito menos esforço. E é comum confundirem esta facilidade do digital com a facilidade de transformar o ser humano.
Como descobrir o potencial de cada pessoa
O ser humano tem quatro dimensões psíquicas que afetam o seu comportamento: o corpo, a razão, o sentimento e a intuição. Somos muito mais complexos que uma inteligência artificial. E o potencial deve estar no equilíbrio entre estas quatro dimensões.
É preciso trabalhar com a questão humana dentro de cada um, e o mágico de Oz é um exemplo metafórico desta busca interior. Este processo do destravar é sempre primeiro voltar para dentro. Não tem ninguém de fora que possa fazer isto por você.
“Nós vamos descobrindo a nossa força e o nosso potencial através das nossas limitações e das nossas dores. E quando a gente traz isso para o universo profissional, não é diferente.”
Kauana Vissotto, CEO da Condor Connect.
Apesar de ser um processo individual, não precisa ser um processo solitário. O trabalho colaborativo é uma maneira de ganhar esta força, identificando o que os outros tem de bom que possa te transformar numa pessoa melhor.
O livro “Psicologia, Coaching, Fronteiras. Reflexões Impertinentes” foi escrito para pessoas que trabalham justamente com o coaching, para compartilhar a experiência e ajudar as pessoas a entender um pouco mais o que é o coaching, e o que pode fazer o coaching.
Tudo começa com o desejo pessoal em encontrar a sua vocação. Aquilo que é fácil e que você faz com prazer, permite que você destrave o seu potencial. Se você buscar algo que os outros querem que você faça e que não seja seu, você vai trabalhar sempre naquilo que é necessário, mas não naquilo que você pode.
Acompanhe na íntegra o bate papo:
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.