A tecnologia ao alcance de todos
Como a tecnologia digital está impactando o cenário atual
A transformação digital anunciada a tempos atrás se tornou realidade muito antes do tempo programado. O que para algumas empresas já era um processo natural, impulsionada pela pandemia esta transformação obrigou muitas outras empresas e profissionais a adotarem a tecnologia digital, sem uma preparação prévia para isto.
Sem muito tempo para pensar e pressionada pelas novas regulamentações, tanto empresas quanto profissionais tiveram que aderir a novas tecnologias de home office, de loja virtual, de ambiente de nuvem, entre outras.
O que se é que para adaptar uma realidade já acostumada com um sistema tradicional de trabalho e operação, a limitação não é a tecnologia.
Para o professor Dornelles, mentor em tecnologia e professor da UFPR, adaptar todo um sistema de ensino tradicional exigiu muito mais que tecnologia.
“A tecnologia já está toda ali. Foi preciso em primeiro lugar criar condições para que todos os envolvidos pudessem ter acesso a tecnologia. Num segundo momento, foi preciso adaptar a estrutura de trabalho atual para uma nova realidade. Existe um processo de transformação humana para que a tecnologia fique ao alcance de todos.”
Seguindo na mesma linha Raul César, Diretor de produtos e inovação da Nova DC, empresa de tecnologia do Grupo ABL, entra com um argumento ainda mais interessante:
“Nós precisamos passar por um processo de digitalização mental aonde a nossa forma de pensar sobre como fazíamos algumas práticas precisa mudar… e o lado bom da pandemia é que nos forçou a esta digitalização mental.”
E de fato muitas coisas novas pudemos aprender com a pandemia. Hoje não se perdem mais horas intermináveis pegando voos para realizar uma reunião de negócios do outro lado do Brasil, sem contar no dinheiro gasto também. Com a pandemia descobrimos que é possível fazer tudo isto online.
O que precisamos fazer para a tecnologia ficar ao alcance de todos
Esse processo de digitalização não eliminou a necessidade da reunião de negócios, mas possibilitou que todo o processo possa ocorrer de forma muito mais rápida e bem menos dispendiosa.
“Precisamos que este processo de digitalização mental seja fomentado nas Universidades. Essa orientação por quem detém o conhecimento é de vital importância. Ações como esta, esses pequenos bate-papos, conversar, é o que fazem a diferença para despertar a atenção do público.”
Sim, nós vamos ter um novo normal. Esta transformação, esta mudança, esta digitalização mental tem que fazer parte agora do nosso dia-a-dia. Tem coisas que não vão voltar atrás com o fim da pandemia.
A estrutura de trabalho Home Office pode até voltar para os escritórios presenciais, mas a dinâmica de trabalho, a maneira pela qual os serviços serão cobrados e geridos, já não será mais a mesma. Estas transformações vieram para ficar.
“Para você ter uma produtividade, você não precisa ter um ponto, um local fixo, mas você precisa ter uma liderança.”
Seguindo a dica, somente através de líderes bem preparados é que as empresas estarão preparadas para a quebra de paradigmas e a adoção de práticas inovadoras no seu processo. A melhor forma que uma empresa pode adotar tecnologias disruptivas e ver a sua produtividade aumentar é investindo na capacidade do seu time de liderança.
Acompanhe na íntegra este bate-papo super interessante.
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.