A riqueza que a inovação pode gerar ao estado
O capital investido por grandes corporações e empreendedores se torna cada dia mais eminente em diferentes cidades do estado, calhando a capital o papel principal na liderança econômica e o progresso de políticas promovidas pelas atitudes inovadoras. Essa postura possibilitou que muitos investidores se desprendessem da preocupação causada pela burocracia, mantendo o foco principal voltado para o ecossistema de inovar.
Na atualidade, o ecossistema de Curitiba comporta 29% das startups do Paraná, hospedando 422 startups das 1.434 registradas oficialmente em todo o território estadual.
Toda prática de inovação da capital resultou em diversos prêmios e ganhos lucrativos, ganhando destaque nos últimos quatro anos em vários rankings nacionais e internacionais como um dos ecossistemas mais promissores para as startups.
Falando em startups, temos que exaltar algumas empresas que se tornaram referência na cidade como Ebanx e MadeiraMadeira, que recentemente ganharam o status de startups unicórnios. Empresas essas que são responsáveis por fomentar a economia local e estadual.
Para quem ainda não se familiarizou com as chamadas “unicórnios” são empresas que atingem o poder financeiro avaliado em mais de R$1 bilhão. Por serem empresas que possuem grande visibilidade, essas startups estão permitindo que novos projetos realizados na região alcancem mais rápido os olhos de diversos investidores.
Partindo da inovação que é feita por essas empresas, elas agregam valores e conceitos instituídos para motivar o retorno econômico o mais depressa possível, quem investe passou a acreditar nelas como uma excelente oportunidade de ganho imediato.
Dez cidades que possuem mais startups no Paraná
- Curitiba – 422 startups
- Londrina – 180 startups
- Pato Branco – 126 startups
- Maringá – 105 startups
- Cascavel – 89 startups
- Ponta Grossa – 76 startups
- Foz do Iguaçu – 42 startups
- Dois Vizinhos – 37 startups
- Francisco Beltrão – 37 startups
- Campo Mourão – 35 startups
A lista ainda integra outras cidades que estão provocando tamanho entusiasmo a esses investidores e empreendedores, que procuram os melhores locais que são ideais para aplicar o seu dinheiro e o seu tempo.
No pós-pandemia as empresas se mostram cada vez mais dispostas para investir em inovação
Os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia atingiram todas as pessoas e organizações. Não importa o tamanho do comércio e o investimento que se tinha, todos sentiram o caos chegar até seus negócios causado pela covid-19.
Para escapar do prejuízo já estabelecido, algumas pessoas tiveram que se adaptar rapidamente e se aventurar em novos campos de trabalho, e empresas viram a necessidade de acelerar processos e adotar novos recursos tecnológicos para mudar seu modelo de negócio. Todo esse processo motivou o mercado a ser mais propício a investir em inovação durante os próximos anos.
Um estudo foi realizado para ajudar a mapear o nível de maturidade digital das empresas brasileiras. De acordo com essa pesquisa, 23,7% dos que responderam afirmam que a Transformação Digital se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico de suas corporações, representando um salto de 7,3 % em relação ao ano retrasado. Contudo, percebeu-se uma redução no número de pessoas que não enxergam o tema como uma prioridade, caindo de 16,9% em 2019 para 12,32% em 2020.
Felizmente não foi apenas tristeza e insegurança que nos pegou nesse tempo de coronavírus, ele foi responsável por trazer a inovação para algumas pessoas e empresas que antes nem sequer tinham ouvido falar nela. Foi um ano de aprendizado, de persistência e mais do que isso, um ano de grandes investimentos. Empresas que arriscaram e tomaram para si a inovação como sua principal proposta de trabalho tiveram seus lucros correspondidos imediatamente perante a essa crise global.
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.