A liderança das mulheres em um ambiente de inovação
Não é de hoje que as mulheres ocupam o lugar mais alto nas organizações, o papel de CEO ou de Diretora executiva. Muito mais do que igualdade de gêneros, a maioria das mulheres tem conquistado o seu espaço é com garra, afinco e muita, muita competência. Mas isto torna o desafio de inovar mais fácil?
O papel da inovação é desafiador
Para Denise Remor, presidente da Magnetron, uma loja de peças de reposição para motocicletas, o desafio foi ainda muito maior, pois teve que substituir repentinamente o fundador:
“Um problema que a gente tem nas empresas é que elas são muito alicerçadas na figura dos seus fundadores e presidentes.”
A chave do sucesso é um treinamento constante do equilíbrio e da inteligência emocional. É preciso ter a maturidade de renunciar a alguns conceitos e decisões para entender que nem sempre o que é melhor para a pessoa no momento, é de fato o melhor para a organização.
Para Kauana Vissotto, CEO do Condor Connect:
“Tem coisas que a gente só ganha com o tempo e com a experiência, e a maturidade e a consciência são algumas delas.”
Como a liderança contribui para este ambiente de inovação
O principal papel do CEO é a liderança, e a liderança não é apenas lidar com as ações objetivas de cada dia. É preciso liderar pessoas e conduzir os times da organização para cumprirem com o seu planejamento estratégico.
Com a pandemia, surgiu a necessidade ainda maior do líder tomar partido das principais decisões estratégicas do negócio, até mesmo porque o planejamento que se tinha logo antes da pandemia veio por água abaixo.
“Se as pessoas estão convencidas daquilo que nós vamos fazer, a efetividade e o resultado são muito mais positivos.”
As mulheres assumem esta postura mais colaborativa e democrática na liderança, o que faz com que o papel da empatia e do engajamento com as equipes sejam muito maiores. Todos têm que entender que existe um propósito, e este propósito conduz aos objetivos.
Por outro lado, a pandemia e o distanciamento social prejudicaram muito este relacionamento onde a troca é mais próxima. Se ganhou em agilidade com o home office, mas a convivência faz falta para a liderança.
Principalmente as equipes precisam de um líder para depositar a sua confiança e ter o seu apoio. Transpor a barreira do Home Office para gerar um círculo de empatia é crucial para o sucesso de um negócio. Neste sentido, a mulher tem uma grande vantagem neste ambiente corporativo frente aos homens, pois possui muito mais flexibilidade.
Como gerar um ambiente interno de inovação
“A nossa jornada é um aprendizado contínuo.”
Lidar com o dia a dia é lidar com as constantes transformações, o que proporciona crescimento pessoal e profissional. Dificuldade e fracassos são mais algumas daquelas coisas que já fazem parte do nosso dia a dia.
O que muda num ambiente de inovação é o posicionamento frente as dificuldades. É preciso olhar para os fracassos não como uma barreira que atrapalha o crescimento, mas como uma oportunidade de parar, repensar e fazer de novo, e fazer melhor.
Os erros se tornam uma ferramenta de aprendizado. Não tem o jeito certo de fazer inovação, mas existe o jeito certo de fazer melhor. O balanço do que foi positivo e do que foi negativo é o que conta no final.
O papel de um líder de inovação é também saber ouvir. Sozinho não se tem todas as variáveis envolvidas num processo. Quando se discute mais de uma opinião, o leque de opções traz muito mais alternativas, e ali podem ter soluções melhores.
“A inovação tem sentido e propósito no momento em que esta inovação melhore a vida das pessoas.”
Acompanhe este bate papo com estas duas mulheres extraordinárias:
Faz parte do ecossistema? Tem vontade de fazer a sua startup acontecer? Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.