A inovação que o mundo precisa
A caminhada para o futuro já começou e está levando junto em sua bagagem grandes ferramentas tecnológicas, inovação e empresas que desfrutam de todas essas práticas.
Aceitar e aprender sobre essa nova era é o melhor a se fazer, pois na velocidade que tudo se transforma, quem não acompanha fica ultrapassado e em breve não conseguirá atingir os mesmos níveis de tecnologia, informação e aprendizado.
Mas é notável que isso não pode ser aplicado no mundo inteiro para qualquer um. É indiscutível entender que um país ainda em desenvolvimento não consiga acompanhar os avanços de países de primeiro como Estados Unidos e China.
Isso não quer dizer que é impossível acontecer. O Brasil, por exemplo, aos poucos caminha como pode e já mostra que sabe inovar, tem poder para isso e temos um povo que tem sede pelo novo.
Misturamos garra com criatividade e com o pouco de capital que adquirimos transformamos nossas ideias em inovação, sem necessitar de grandes aportes.
A inovação sentida em diferentes países
Mudar causa medo, isso impacta de tal maneira que muitas pessoas não conseguem se desprender de sua zona de conforto e aceitar o novo. Isso vai de cada personalidade, mas é influenciado também pela cultura imposta naquele país. Alguns são mais conservadores como é o caso da Alemanha e outros são mais fortes e seguros como Israel e Holanda.
Acelerados pela pandemia, diversos países se viram obrigados a inovar para sobreviverem e não se despedirem do mercado o que obrigou empresas a implementarem a inovação de forma intensa. Disseminando-se como uma atitude capaz de unir continentes e países, foi proliferando dentro de cada pessoa a atitude e a cultura de ser inovador.
A exemplo de como tudo acontece, a partir da ação das pessoas e de como elas encaram a economia, o governo holandês criou um programa onde a empresa recebe do governo 90% do montante para pagamento do salário dos funcionários caso não tenha dinheiro em caixa para isso.
São países que nos ensinam, que se preparam para o pior e que quando a crise chega são atingidos com qualquer outro, mas conseguem logo escapar por conta de seu ecossistema inovador.
Felizmente toda essa mudança já é uma realidade mundial e além das startups vemos em grandes empresas mundo afora a inovação sendo trabalhada em setores específicos, voltados para a realização dessa prática.
Quais os desafios globais que a inovação encontra
Entre os que mais impactam e dificultam a vida de quem inova, está a linguagem de cada empresa ou startup e a sua cultura organizacional.
O ser humano tem medo de mudar, e as empresas muito mais. Mas apesar de todo o conceito de inovação ser aparentemente assustador, os resultados que traz para o mercado surpreendem e faz com que empreendedores e empresários se arrisquem e apostem ainda mais em suas ideias mirabolantes.
Independente do país onde se encontra, muitos desafios acompanham a inovação. Além do medo de mudar, a reprovação do erro. Visto em muitas empresas como fatal, em um startup ou empresa voltada a inovação, errar é normal, aceitável e mais do que isso, é de suma importância, pois a partir do erro pode nascer uma mina de ouro.
Não existe fórmula perfeita para você acertar, existe para você errar.
Acrescenta: Rodrigo Olmedo, Co-fundador e Diretor na uGlobally!
Mas a inovação mostra que é fácil driblar o medo da mudança e o de errar, basta que uma atitude seja tomada para que suas ações sejam postas em prática. Por mais que pareça uma incerteza, inovar é enriquecedor, engrandece o mercado, satisfaz seu cliente e fomenta o ecossistema mundial.
Inove ou morra.
O cenário futurista para as empresas tradicionais em qualquer parte do mundo é refletido grandemente nessa pequena frase.
Acompanhe nosso bate-papo completo:
Ou se preferir, ouça como podcast:
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.