A importância de fazer uma comunicação assertiva com seus clientes
Comunicar é uma ferramenta indispensável e extremamente valiosa que interfere diretamente na maneira com que sua empresa se comporta e atua perante o mercado e o próprio cliente. Ela pode ser a responsável pelo sucesso ou fracasso de seu negócio, bem como faz ser transparente todo o processo de inovação que está sendo realizada dentro da empresa.
Algumas empresas sempre estiveram focadas na coleta de dados para entender melhor o seu cliente. De um tempo para cá muitas dessas corporações têm feito a mineração desses dados, filtrando o que é relevante. Mais do que ter vários dados sobre seu cliente, é preciso ter a informação certa e entender o que esses dados estão representando do perfil do consumidor.
Para conseguir atingir este patamar, é necessária uma adaptação das empresas na hora coletar os dados. Deve se utilizar ferramentas e softwares para desempenhar a melhoria das atividades e que sejam capazes de captar a experiência que o cliente tem em relação ao seu produto, sua marca ou sua organização. A partir desta conexão será possível retratar uma satisfação ou não com os produtos e recursos que a empresa oferece.
Muitas vezes, receber muita informação acaba atrapalhando o cliente, que não sabe discernir entre tantas opções com clareza. Para separar a informação de forma correta, tudo começa acompanhando a “jornada do cliente”, percebendo a trajetória traçada por ele desde o primeiro contato que teve com o produto, até o eventual momento que possa desistir dele. Ao entender essa jornada conseguimos filtrar quais informações são úteis para coleta, mensurando se a experiência do cliente é positiva ou negativa.
Afinal o que é comunicação é assertiva?
De forma mais direta a comunicação assertiva é onde você alinha as expectativas com seu cliente, dizendo o que ele precisa ouvir e não o que você quer. Sendo transparente em relação aos seus produtos e atingindo uma relação amigável, isto permite uma ampla conexão entre as partes.
Por que algumas empresas não aceitam a comunicação como um ato primordial?
O grande problema está no foco que cada empresa tem. A maioria delas se concentra em melhorar o produto e os processos internos com a visão de fora para dentro e, infelizmente, acabam deixando a comunicação muitas vezes de lado.
As empresas se deparam com uma barreira muito grande para deliberar uma comunicação assertiva. O medo de errar e mostrar para o cliente suas fraquezas ainda é um paradigma bobo que muitas estão presas. É necessário procurar entender tudo sobre seu cliente, a maneira com que ele se comunica e conhecer as suas preferências.
“Cada empresa tem que entender muito o tom de voz que ela tem. Vemos no mercado muitas empresas que não fazem jus a sua voz. A dica é: que a empresa seja fiel aos seus propósitos”
Cita: Vinícius Rieping – Meneger
A inovação dentro da comunicação
Um aspecto que ajuda muito na hora de inovar na comunicação é a coleta de dados. Tratar ela com atenção e se desprender da cultura do “achismo” é fundamental. Hoje em dia coletar dados é muito mais prático e rápido. Uma pesquisa bem feita pode resultar que seu cliente entenda melhor a sua empresa e produto, se baseando no que ele gosta, necessita e busca saber sobre você.
Muitas empresas encontraram dentro da comunicação uma porta de acesso onde clientes e corporações podem se conectar através da troca de experiências. O contato com seu cliente precisa ir a fundo e não só vai possibilitar um benefício completo para ambas as partes, mas também uma boa comunicação pode resultar na indicação da sua empresa pelo próprio cliente para outros no mercado.
A inovação só vai acontecer quando as empresas se desprenderem do medo da transformação, permitindo-se arriscar.
“Um produto precisa ser inovador o suficiente para se diferenciar do resto, mas não tão inovador que o usuário não entenda”
Frase de: Reid Hoddman.
Inovar é a mescla de atitudes que reflete na melhoria de algum produto ou uma ação que traga solução para sociedade à sua volta. Essa inovação deve ser pregada todos os dias diante de todos que fazem parte de uma empresa. Inovar para buscar o conhecimento, para se ter mais lucros e mais do que qualquer coisa, inovar para alimentar o futuro.
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