A atitude de inovar
Quando falamos de inovação, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Certamente algo relacionado ao novo, mas é importante saber que inovação não se aplica apenas em ter uma ideia boa ou criar algo novo. Inovar é buscar valores pessoais, empresariais. É ter uma ações que procurem resolver constantemente os problemas e necessidades tanto da empresa, cliente ou sociedade em que vive.
A inovação caminha junto com nossa evolução humana, desde o princípio aos dias atuais estamos em constante inovação. Hoje a competitividade dentro do mercado econômico impulsiona a inovação de forma com que ela cresça de exponencialmente.
O conceito de inovação é vinculado diretamente a geração de valores, e inovar não é apenas possuir uma vasta criatividade, mas sim convergir ideias e essa criatividade na geração de valores.
“A inovação é essa convergência de tecnologias e métodos para produtos, serviços e processos internos que gerem vantagens competitivas produzindo algo que não foi utilizado antes”
Diz: Jose Mauro Pelosi, sócio proprietário na Katalyse”
Quais os grandes desafios para inovar
uma gestão inovadora trabalha com cinco grandes pilares que sustentam qualquer empresa.
- Torne a inovação como maior opção estratégica da empresa. Tenha estratégia e cultura.
- Obtenha conhecimento profundo e contínuo no ambiente de atuação e mercado que se encontra.
- Gere um ambiente inspirador dentro da empresa.
- Tenha capacidade de investimento. Investimento não só financeiro, mas também de pessoas capacitadas para o trabalho.
- Domine as tecnologias.
Adotando esses cinco pilares constituirá uma gestão de inovação eficaz e pode parecer complicado, mas se aplica em qualquer maneira de negócio. Seja para o varejo ou pequenos e médios empreendedores. Tudo é uma questão de organização!
Além de sustentar esses pilares, manter o foco no desenvolvimento da empresa como um todo é fundamental para que seja posto em prática a inovação.
Muitas empresas ainda têm receio de estar inovando, e esse medo parte diretamente da cultura imposta pela empresa, pois estão presos a um produto que um dia já deu bons lucros no mercado. Será necessário que haja uma disrupção dentro dessa cultura, é um processo que onde deve vir de cima para baixo. A mudança começa pelos lideres da corporação.
“Muita gente ainda confunde o papel da liderança como um papel só de delegação. Delegar é um cargo, e eles foram feitos para ser delegados, mas a liderança é justamente essa questão de como você inspira as pessoas a acreditarem nessa sua ideia.”
Acrescenta: Dornelles Vissotto.
Como é vista a inovação dentro e fora do Brasil
Vivemos um paradoxo de sermos um povo vastamente criativo, não há dúvidas! O maior impulsionador dessa criatividade está, infelizmente, na desorganização do país e na lucratividade, pois não conseguimos converter toda essa criatividade em valores.
Somos inteligentes, criativos, mas desperdiçamos tudo isso por não focarmos em gerar valor com a nossa criatividade.
Pegando o exemplo dos países asiáticos, que não possuem a mesma criatividade que a nossa, mas por estão muito mais pragmáticos e geram muito mais valores para empresa, para o país e suas vidas.
Lembre-se: inovar não é só criar o novo! Inovar é uma atitude contínua que faz com que o mundo não viva na mesmice, trazendo uma porta desconhecida e que futuramente pode ser a mais valiosa do mercado.
Inove no pensamento, nas atitudes, produtos e principalmente dentro da cultura organizacional da empresa!
Ou se preferir, ouça como podcast:
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.