Vestibular da UEL também será aplicado a 251 presos, neste domingo (30)
O vestibular 2021 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acontece neste domingo (30), a partir das 14h. Entre os candidatos deste ano estão 251 presos da cidade da PEL I, PEL II, Creslon e Patronato Penitenciária.
A prova da UEL é aplicada aos presos desde 2013. A iniciativa foi um acordo entre a universidade, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, o Departamento Penitenciário e a Vara de Execuções Penais de Londrina.
“A universidade cumpre seu papel, como deve ser a função do ensino superior público nas mais variadas funções para atender a sociedade. Sabemos que muitos destes vestibulandos trazem histórias dramáticas. Com esse apoio estamos ajudando a criar uma ponte entre o passado que levou essa pessoa a pagar com privação de liberdade e o seu futuro.”
comenta o reitor da UEL, Sérgio Carvalho.
O coordenador do Departamento Penitenciário de Londrina e diretor do Creslon local, Reginaldo Peixoto, reitera que o acesso à educação é direito dos presos e uma maneira não apenas de combater o crime, como também ajudar na ressocialização dos detentos.
“Os efeitos de um curso universitário representam mudança drástica de ambiente. Tem efeitos que transcendem a simples aquisição de conhecimento e reflete positivamente em todos os segmentos ao qual o recluso está inserido, inclusive no próprio cárcere, mas, especialmente, no ambiente familiar”
explica Peixoto.
As provas do vestibular da UEL, deste ano, acontecem em fase única, no dia 30 deste mês, domingo, a partir das 14h. Medidas de segurança serão tomadas para prevenir o contágio do coronavírus.