Vestibular 2022 da UEL acontecerá em março, em fase única
O Vestibular 2022 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será realizado no dia 6 de março do próximo ano. A data foi aprovada, nesta quinta-feira (1°), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL. A prova será feita em uma única fase, assim como aconteceu neste ano.
A avaliação será formada por 50 questões objetivas com as disciplinas do Ensino Médio mais a redação. A previsão é que as inscrições para o vestibular iniciem no dia 20 de setembro e finalizem no dia 3 de novembro. O valor, as provas de habilidades específicas e outros detalhes serão discutidos em uma nova reunião, no final deste mês.
Tradicionalmente, a UEL oferta 3.145 vagas para os 52 cursos de graduação. 581 dessas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Sistema de cotas para Pós-Graduação
Nesta quinta (1°), também foi aprovada, por unanimidade, a adoção do sistema de cotas para os programas de mestrado e doutorado. Serão reservadas 30% do total de vagas ofertadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas); 5% de vagas suplementares para pessoas autodeclaradas indígenas e outros 5% para aquelas declaradas com deficiência. Uma comissão específica fará a avaliação de cada caso.
A medida faz parte de uma pesquisa de um Grupo de Trabalho, formado em novembro do ano passado, com o objetivo fortalecer a inclusão social na Pós-Graduação da UEL. Os integrantes analisaram a composição do corpo docente dos cursos, segundo dados sobre cor/raça, etnia e condição de deficiência.
Cada programa também poderá aplicar a isenção total ou parcial da taxa de inscrição para os candidatos que declararem não conseguirem arcar com o custo da inscrição e que estiverem cadastrados no NIS CadÚnico.
Todas as informações deverão constar nos editais.