UEL fará vestibular de fase única neste domingo (30)
Em fase única e com duração de cinco horas, o Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acontecerá neste domingo (30), das 14h às 19h. Sendo as provas aplicadas pela equipe e colaboradores da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL em 75 locais espalhados por Londrina, a Universidade se diz preparada para abrigar 27.432 inscritos.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 13 horas, seguindo todos os protocolos e medidas de segurança de prevenção à Covid-19 – distanciamento, aferição de temperatura dos candidatos, uso de álcool gel e máscara.
Mudanças
A aplicação das provas do Vestibular 2021 seria em 14 de março, mas em função do agravamento da pandemia o processo seletivo foi transferido para este domingo (30).
Outras adaptações feitas pela UEL este ano devido a pandemia foi a distribuiçãos dos candidatos em 75 locais de provas, que totalizam 1.439 salas no Câmpus Universitário, escolas públicas e faculdades privadas.
O total de 251 detentos de unidades prisionais de Londrina também farão as provas, na PEL 1 e 2, Creslon, Casa de Custódia, além de detentos que cumprem pena junto ao Patronato de Londrina.
Só o Câmpus Universitário, tradicionalmente o maior local de provas, vai receber 5.877 candidatos. Para evitar transtornos e atrasos, a COPS recomenda que o candidatos cheguem ao Campus e demais locais de provas com uma hora de antecedência, munidos de documento válido com foto, Cartão de Inscrição e caneta transparente. Os portões serão abertos, pontualmente, às 13 horas.
O Cartão de Inscrição contém o local de prova do candidato, com endereço completo, número da sala e opção de língua estrangeira. O documento foi disponibilizado no início da semana no site da COPS.
Além dos documentos exigidos para o acesso à sala de prova, o candidato deve levar máscara extra, que será trocada durante a prova, álcool gel para higienização das mãos e manter o distanciamento social, inclusive no período que antecede o acesso à sala.
Questões e redação
Excepcionalmente, a edição 2021 do Vestibular da UEL, diferente de outros anos, traz ao todo 50 questões múltipla escolha, sendo 36 questões de Conhecimentos Gerais, 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). Segundo informações da COPS, cada questão de Conhecimentos tem o valor de 1,5. O candidato tem que obter no mínimo 26% da pontuação do total de questões e não zerar em nenhuma das partes da prova de Conhecimentos Gerais.
A professora Juliana Tonelli, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), diretora pedagógica da COPS, faz um alerta aos candidatos. Ela ressalta que, neste vestibular, a redação tem um peso bem maior que nas edições anteriores porque será critério de desempate.
Já segundo a coordenadora da COPS, Sandra Garcia, a redação exige originalidade, ordem sintática, atenção ao modo solicitado, ortografia, pontuação, normas gerais da Língua e vocabulário.
Gabarito provisório
O gabarito provisório da Prova de Conhecimentos será disponibilizado após o término da provas, no domingo (30), às 21 horas. Já o gabarito definitivo sai dia 10 de junho, às 17 horas, ambos no site da COPS.
A publicação dos classificados na 1ª Convocação sai dia 5 de julho, ao meio-dia, também no site da COPS. A pré-matrícula (obrigatória) dos classificados ocorre de 5 a 8 de julho.
Vagas no total
A universidade oferece 3.145 vagas no total (das quais 581 são do Sistema de Seleção Unificada/SISU) em 52 cursos de graduação. Conforme resolução, 45% das vagas de cada curso de graduação são reservadas a ações afirmativas, pelo sistema de cotas.
Como em anos anteriores, o curso de Medicina, que pertence ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e oferta 80 vagas, é o mais concorrido. São 11.682 candidatos, o que gerou a concorrência de 264 candidatos por vaga.