Ranking destaca universidades estaduais do Paraná em publicação científica
O Leiden Ranking avalia por impacto científico. O Brasil está em 12º lugar em número de instituições
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) se destacaram no Leiden Ranking 2024, que avalia publicações científicas de 1.506 universidades de 72 países.
- Leia mais: Eleições 2024: escolas de educação infantil não atendem demanda das famílias curitibanas
- Comunidades quilombolas, indígenas e ciganas terão bolsa de graduação no Paraná
Conforme o Governo do Estado, as duas instituições se destacam no grupo entre as 38 instituições brasileiras no ranking. A UEM publicou 1.926 artigos e a UEL, 1.341, entre 2019 e 2022.
O Leiden Ranking é elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda, com base na Web of Science. As universidades são avaliadas por impacto científico, colaboração, acesso aberto e diversidade de gênero.
O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destaca que as pesquisas desenvolvidas pelas universidades refletem o alcance delas. Além disso, ele aponta que o ranking demonstra a relevância social e a qualidade das pesquisas.
Entre as brasileiras, a USP lidera, seguida por Unesp, Unicamp, UEM (20ª), UERJ (26ª) e UEL (29ª). O Brasil está em 12º lugar em número de instituições, empatado com a Polônia, com 38 universidades no ranking. Na América Latina, o Brasil é o mais representado, seguido por Chile, Colômbia, Argentina e Uruguai.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.