Projetos desenvolvidos por estudantes do Paraná são finalistas em concurso nacional

Publicado em 22 mar 2024, às 16h33. Atualizado em: 24 mar 2024 às 18h01.

Dois projetos de educação desenvolvidos por estudantes de duas escolas públicas do Paraná foram selecionados para a final do concurso nacional Aprende Brasil Criativo. Os vencedores serão anunciados no dia 2 de abril, em Curitiba.

Um dos projetos foi desenvolvido no ensino público de Mariópolis e outro em Pato Branco, municípios do interior do estado.

Projeto de Mariópolis busca aproximar crianças de diferentes culturas

Em Mariópolis, o projeto “Vamos dar a volta ao mundo, vamos viajar, no tapete mágico voar!” foi trabalhado na Educação Infantil, com o objetivo de aproximar as crianças de culturas diferentes, incentivando a curiosidade e o respeito, valores tão importantes para a vida em sociedade.

De acordo com as professoras Clarice Balhan e Sabrina Terres, do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, responsáveis pela atividade, a ideia foi mostrar para as crianças que lugares muito distantes podem se tornar próximos com o conhecimento cultural.

“O elo que encontramos entre a literatura e o brincar foi por meio de contos, pesquisas, exploração visual, gestual, vestimentas e alimentação”, detalham.

As crianças puderam ouvir histórias, confeccionar objetos típicos da cultura asiática, usar brinquedos e brincadeiras tradicionais, construir a Muralha da China com peças de Lego e provar alimentos típicos, além de participar de jogos e danças.

Por fim, o CMEI recebeu a visita de intercambistas do México, França e Polônia para interagir com as crianças e responder às perguntas dos pequenos.

Pato Branco

Por sua vez, as professoras Silvana Pagnoncelli e Tangriane Pessetti, da Escola Municipal Jardim Primavera, em Pato Branco, criaram o projeto “Entre poemas, poesias e abelhas”, com os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Escolhemos o poema ‘As abelhas’, de Vinicius de Moraes, para nortear o projeto, porque podemos encontrar poesia em tudo o que nos rodeia, seja uma imagem, uma palavra, um gesto ou um inseto”, detalham.

Para saber mais sobre as abelhas, as crianças visitaram o insetário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde puderam entender melhor a importância dos insetos para o meio ambiente. Depois, puderam montar iscas no bosque da escola e deram início a uma colmeia de abelhas sem ferrão.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui