Programa Jovens Embaixadores abre inscrição para alunos da rede pública

por Daniela Borsuk
com Agência Estadual de Notícias
Publicado em 5 fev 2021, às 13h42.

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do programa Jovens Embaixadores. O programa seleciona estudantes de 15 a 18 anos de destaque na rede pública de educação, com perfil de liderança, bom desempenho acadêmico, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de empreendedorismo e impacto social.

O programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, com a coordenação da embaixada e consulados norte-americanos no Brasil, que promove um intercâmbio de curta duração nos naquele país para estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública. As inscrições vão até o dia 7 de março pelo site jovensembaixadores.org.br.

Vagas

Para 2021, o programa dispõe de 33 vagas para candidatos de todo o Brasil. Na medida do possível, o comitê de seleção busca selecionar ao menos um finalista de cada estado, a fim de garantir maior representatividade e diversidade regional ao grupo.

Nas duas últimas edições do programa, por exemplo, o Paraná teve dois selecionados em cada uma. Em 2019, foram dois estudantes do Norte do Estado: João Pedro Felix e Silva, de Londrina, coordenador de atividades da Pastoral Juvenil em sua escola para favorecer a promoção humana, a solidariedade e o protagonismo juvenil, e Milena Dafhyne Sanches Silva, de Jacarezinho, voluntária do projeto Balaio Cultural, que promove a arte e a cultura por meio de atividades coletivas, oficinas e apresentações artísticas em sua escola.

em 2020 foram selecionados um estudante de Curitiba e outra do Oeste: Hudson Eduardo da Silva Terra, da capital, pelo projeto que avaliou a toxicidade do Rio Barigui, desenvolvendo um sistema de filtragem, canalização e distribuição da água do rio para regeneração natural da vegetação e criação de hortas comunitárias orgânicas. E Andressa de Lima Brandão, de Foz do Iguaçu, membro do Clube Desbravadores das Três Fronteiras, que inicia crianças e adolescentes em atividades práticas de empreendedorismo, espírito humanitário e bem-estar comunitário.

Intercâmbio

Ao contrário de anos anteriores, quando aconteceu em janeiro, o intercâmbio está previsto para julho de 2021. Devido à pandemia da Covid-19 e suas restrições de viagens, o intercâmbio presencial ainda depende da aprovação pelo Departamento de Estado dos EUA.

 Caso não seja possível realizar o intercâmbio no início do segundo semestre, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual, bastante interativo e inovador.

Pela programação original, as atividades nos EUA estão previstas de 03 a 17 de julho. Durante a primeira semana, os estudantes conhecem a capital do Distrito de Colúmbia, participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo norte-americano.

Após a semana em Washington, os participantes viajam para uma outra cidade, ainda a ser definida, onde participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.