Programa de Aprendizagem do CIEE beneficiou mais de 8 mil jovens no PR

por Isadora Deip
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 4 ago 2022, às 23h32.

Entre janeiro e junho de 2022, o Programa de Aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) beneficiou mais de 8 mil estudantes no Paraná, número 23% maior do que o registrado no mesmo período de 2021, quando a entidade atendeu 7.061 jovens aprendizes.

Segundo a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE/PR, Simone Paulin, este ano, o CIEE-PR tem atuado mensalmente com cerca de 5 mil jovens aprendizes em todo o estado.

“Um número extremamente positivo, ainda mais se considerarmos que a aprendizagem transforma tanto a vida do jovem, como de suas famílias e da comunidade, por meio do conhecimento e da geração de renda”,

explica Simone.

A gerente afirma o programa possibilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que garante a permanência na escola, já que a frequência nas aulas é um dos requisitos do programa.

Aprendiz do curso de Serviços de Caixa, Guilherme Barbosa concluiu o Programa de Aprendizagem do CIEE-PR e foi recentemente efetivado em uma empresa de varejo atacadista, em Curitiba. Para o jovem, a participação no programa foi decisiva para a inserção no mundo do trabalho. “Foi muito importante para a minha efetivação. Acredito que todo jovem deveria ter essa vivência, especialmente aqueles que estão tendo a primeira experiência no mercado de trabalho”, destaca. 

Programa oferece capacitação prática e teórica

O Programa de Aprendizagem alia a capacitação teórica com a prática nas empresas, por meio de um contrato especial com vínculo empregatício de prazo determinado. Em sala de aula, as disciplinas específicas dos cursos são divididas em módulos relacionados a diversos temas.

O programa, desenvolvido em todo o Paraná, oferece cursos nas áreas de Serviços Administrativos, Produção Industrial; Comércio e Varejo; Varejo e Supermercado e Telesserviços/Telemarketing; Agronegócio e é destinado a adolescentes e jovens estudantes com idades entre 14 e 24 anos — ou pessoas com deficiência (PCD) de qualquer faixa etária — que estejam cursando os últimos anos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior de instituição pública ou bolsista de instituição privada e que atende prioritariamente, mas não exclusivamente, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.