Novo corte de Bolsonaro vai prejudicar 770 bolsistas na UEL

por Redação RIC.com.br
Com informações do Perobal/Agência UEL
Publicado em 8 dez 2022, às 09h17.

Mais de 770 estudantes dos cursos de mestrado e doutorado da UEL serão afetados com a suspensão do pagamento de bolsas, informada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O novo corte nos recursos da Educação foi anunciado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na terça-feira.  

Em nota oficial, a Capes divulgou que, devido aos contingenciamentos impostos pelo Ministério da Economia e ao Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022, ficará impedida de pagar as mais de 200 mil bolsas de pós-graduação, cujo depósito era previsto para esta quarta-feira (7). 

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvia Meletti, o decreto bloqueia a despesa orçamentária. A professora lembra que, anteriormente, havia sido feito corte no número de bolsas dos programas de pós-graduação, mas que esta é a primeira vez que uma medida tão drástica é feita. Os estudantes de mestrado recebem bolsas mensais de R$ 1.500 e os de doutorado, R$ 2.200. O valor da bolsa não é reajustado desde 2013, o que significa uma defasagem de 75%, se comparado ao salário-mínimo.

“É uma situação gravíssima. O estudante já tem dificuldade de se manter com a bolsa e, por recebê-la, não pode trabalhar em outra função, com outra renda. Tem estudante que depende da bolsa para alimentação, sustentar a família, não só para a manutenção da pesquisa em si”, explica Silvia Meletti.

Diante da situação, a Reitoria da UEL também publicou uma nota. “Manifestamos nossa consternação com este cenário e preocupação com toda a comunidade atingida, em especial com nossos estudantes bolsistas, que dependem de apoio financeiro para sua permanência na universidade e desenvolvimento de suas pesquisas”. 

Como forma de reivindicar o pagamento das bolsas, a ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos) publicou uma nota e articula atos e mobilizações nacionais em todo o Brasil, a partir desta quinta-feira (8).