Ibiporã deve ganhar a primeira escola municipal de ensino bilíngue do Paraná

por Bruna Melo
com informações do O Perobal
Publicado em 20 ago 2021, às 11h22.

Ibiporã, cidade do norte do Paraná, deve ganhar a primeira escola da rede municipal com ensino bilíngue, com aulas em português e inglês. O projeto é uma parceria da prefeitura de Ibiporã com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL). O investimento será de R$ 250 mil por parte da cidade. Serão atendidos alunos na fase de alfabetização, turmas do Berçário (I e II), Maternal, Pré-Escola (I e II), 1º e 2º anos.

A escola que receberá o projeto ainda não foi definida. O secretário de Educação de Ibiporã, Antônio Prata Neto, informou que os professores da rede municipal passarão por uma formação de 150 horas, teóricas e práticas, para alcançar a proficiência necessária. O Termo de Fomento foi assinado no dia 13 de agosto deste ano e as aulas estão programadas para começar no em fevereiro de 2022.

A previsão é de que no primeiro ano de projeto sejam contemplados 50 professores e até 250 alunos. As equipes administrativas, recepção, auxiliares de cozinha e limpeza, também terão aulas da língua estrangeira. A escola só pode ser considerada bilíngue se de 30% a 50% do conteúdo for ministrado no outro idioma.

O trabalho será realizado por uma equipe da UEL, coordenada pelas professoras Michele Salles El Kadri (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/CCH) e Vivian Saviolli, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UEL. Junto com mais três outros professores e estudantes do Programa, elas darão consultoria à Secretaria de Ibiporã.