Famílias de alunos de escola de Londrina reclamam de obra na volta às aulas: ‘ambiente insalubre’
As crianças que chegaram para estudar na Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, na zona norte de Londrina, no norte Paraná, nas últimas semanas, encontraram um ambiente ‘diferente’. Por conta de uma reforma que está sendo feita na instituição, além do barulho e bagunça, a estrutura está com poeira, fios soltos pelo chão, objetos amontoados, espaços inutilizáveis e itens faltando.
“Está um ambiente insalubre para as crianças, para os professores, para os diretores porque está muito perigoso. O chão tá muito liso, escorregadio, muitas vezes, tem fios soltos no chão para todo lado. Os lanches das crianças estão todos complicados para elas tomarem no meio daquela bagunça. Eles desmontaram a escola inteira e cada dia eles fazem um pedacinho, uma sala aqui, uma ali. É algo que está sendo feito sem planejamento nenhum.”
reclama Luíza Fagundes, avó de um dos alunos.
Conforme apurado pela equipe da RICtv, a reforma começou no meio de janeiro e a previsão era que fosse concluída antes do início das aulas presencias. No entanto, o trabalho atrasou, como a troca dos pisos das salas e outros espaços, e a obra continua. Em vídeos enviados à reportagem, pais e responsáveis aparecem mostrando móveis amontoados, a falta de privada nos banheiros entre outras sujeiras devido à reforma.
Os familiares questionam a realização da obra apenas em horário comercial, de segunda sexta-feira, quando as crianças estão estudando: “não estou falando contra escola nem contra diretores ou professores. Nada disso. Estou falando contra o planejamento da obra. A obra é necessária, tem que fazer mas a escola ficou fechada todo esse tempo e, agora que as crianças voltam às aulas, eles fazem isso?, questiona Luíza.
Em contato com a RICtv, a Prefeitura de Londrina informou que a obra foi concluída e, agora, uma equipe fará a limpeza durante esta terça-feira (15) para que tudo esteja regularizado nesta quarta-feira (16).