Escolas públicas de Campo Largo recebem projeto de arte e tecnologia
Pela 9° vez, escolas públicas de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebem o projeto Tetear Tech que busca ampliar os horizontes dos estudantes e transformar a educação por meio da arte e da tecnologia. Realizado pela Criacom e Parabolé, o programa oferece aulas de Artes Plásticas, Musicalização, Circo, Teatro, Dança e CIT – Criatividade, Inovação e Tecnologia.
Acontecendo desde o dia 21 de março, para o coordenador cultural do Tetear Tech em Campo Largo, Thiago Domingues, é muito importante a retomada do projeto depois das dificuldades da pandemia.
“A educação passou por muitas transformações neste período pandêmico. E o projeto fez parte disso também, em que ser flexível nos ajudou muito a encarar as mudanças e adaptações necessárias para se viver em um mundo em constantes alterações. A educação do futuro é a educação para a incerteza. É exatamente isso que trabalhamos com os estudantes, o olhar curioso, a possibilidade de investigar, tentar, encontrar alternativas, colocar em questão preceitos básicos, tudo isso voltado ao âmbito social mais amplo, que valoriza a importância de sermos adaptáveis, conectados, atentos ao mundo e às pessoas com quem vivemos”,
conta Domingues.
Beneficiando 600 alunos, o Tetear Tech tem contribuido para a formação cultural de crianças e adolescentes de diferentes níveis socioeconômicos, fortalecendo a autoestima de cada sujeito, assim como a inclusão social. A partir do programa, os alunos passam a ter contato com novas perspectivas de aprendizagem, desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, acessam diferentes tecnologias e ampliam seu repertório cultural.
“O projeto favorece as competências para a vida. Ele possibilita a descoberta, pesquisa, investigação e a criação, tudo isso associado ao conviver em grupo. São as competências socioemocionais”,
revela Thiago.